Catadores de recicláveis temem perder renda com a terceirização do serviço pela prefeitura

Crítica veio logo após manifestação popular na galeria da Câmara

0
616

O significado dos catadores e carroceiros na reciclagem do lixo é significativo no país inteiro. Segundo um estudo do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, eles são responsáveis por quase metade da coleta seletiva no Brasil. Recolhem 43,5% do volume total de recicláveis das cidades e são principal agente de coleta, já que as prefeituras recolhem 18,7% do total e as empresas, 37,8%.

Em cidades de até 100 mil habitantes, os catadores são responsáveis por uma fatia ainda maior: 60,1%, de acordo com o mesmo estudo.

Conhecido por atuar sempre em defesa das famílias que dependem da reciclagem, o ex-vereador Mário Lúcio Vilaça, entrou em contato com a reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme para denunciar que os catadores informais correm o risco de ficar sem renda, pois “o prefeito Dr. Renilton Coelho, quer trazer uma empresa terceirizada para o município, que assumirá a separação de materiais recicláveis”.

Mário lembrou que quando era vereador havia um projeto em estudo em Mateus Leme para oferecer infraestrutura, além de local para a separação e até a possibilidade de um salário para os catadores.

”Infelizmente, o que o prefeito quer é tirar esses catadores do local e repassar para uma empresa terceirizada. Essa organização privada vai querer fazer a separação dos materiais e receber do município, além de não chamar nenhum catador para trabalhar”, denuncia Mário.

A reportagem foi até o aterro sanitário de Mateus Leme, conversar com os catadores sobre a informação repassada pelo ex-vereador. No local, identificamos diversos cidadãos que dependem da coleta para sobreviver. Há casos em que os trabalhadores têm mais de seis dependentes, entre crianças e idosos doentes, que vivem dos recursos gerados com a reciclagem.

Vamos roubar ou morrer de fome?

De acordo com uma das coletoras, que não quis se identificar com medo de represálias, não há necessidade de a prefeitura retirar a separação dessas pessoas simples. “Eles já coletam o lixo em caminhões abertos, a maioria do resíduo que chega aqui já não pode ser mais. Se isso sair daqui da cidade, e for colocado na mão de outra empresa, será ainda pior, pois passaremos fome”.

Outra completou, dizendo que não existe reciclagem sem o trabalho dos catadores no lixão. “Somos nós que trazemos de volta o material no ciclo de produção, transformando o que é considerado lixo em mercadoria novamente”.

Já a catadora Ana Maria Goncalves, 44 anos, fez questão de se identificar e afirmou que desde 2018 faz a separação de materiais recicláveis no local. “Coletamos para sobreviver, dependemos totalmente disso aqui, não viemos aqui por luxo. Eu por exemplo, estou com minha avó em cima da cama e não é justo tirar nosso sustento. Muitas famílias, inclusive amigos que têm criança pequena, precisam levar o leite para as crianças”, revela.

Ana diz que ao invés de tirar a oportunidade de quem precisa, o prefeito deveria oferecer uma estrutura adequada para a separação dos materiais pelos catadores, ou até mesmo criar uma cooperativa, igual existe em Itaúna. “Nós vamos roubar para ganhar dinheiro ou morrer de fome”, questionou indignada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + nove =