CDL Juatuba confirma expectativa de aumento das vendas no Natal

Além do aquecimento do consumo, consulta da entidade junto aos associados confirma geração de novos postos de trabalho

0
246

O presente de Natal está em Juatuba, no comércio local. É com esta chamada que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juatuba investiu em uma campanha para valorização dos estabelecimentos comerciais da cidade, confirmando a tendência de crescimento das vendas nessa época do ano. De acordo com consulta realizada pela entidade junto a empresas locais, a perspectiva é de otimismo por parte do varejo, com previsão de aumento de 24,5% nas vendas, em comparação com 2021. Para a CDL, a expectativa positiva se deve à tradição dos consumidores de presentear no Natal, que deverá estar em alta como consequência do controle da pandemia.

Dados de pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostram que 41% dos consumidores, principalmente das classes A/B, pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, um aumento de 10 pontos percentuais em comparação a 2021. Já 29% dos entrevistados disseram que têm intenção de gastar a mesma quantia e 21% pretendem gastar menos. Sobre a forma de pagamento, as principais iniciativas dos consumidores nas compras de Natal serão o cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

Otimismo nas vendas e geração de emprego

Para saber sobre as perspectivas e o cenário municipal, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrevistou a presidente da CDL de Juatuba, Nádya Amaral. De acordo com ela, ano passado foi melhor que 2020, porém não superou as expectativas dos comerciantes, especialmente dos associados.

Segundo Nádya, em 2021 todos os setores foram favorecidos, sem distinção, pelo reaquecimento do consumo e, para este ano, a esperança é que as movimentações sejam da mesma forma. “A expectativa é que este Natal seja bem melhor do que o do ano passado, visto que foi um ano de recuperação após dois anos de pandemia. Também devemos levar em conta a Copa do Mundo, que está aquecendo o comércio há alguns dias”, explica.

Outra boa notícia repassada pela CDL de Juatuba é que há uma expectativa de contratação de pelo menos um ou dois profissionais por empresa, principalmente para atendimento, vendas e estoque. Ainda de acordo com a consulta da entidade junto aos associados, 66,7% das empresas pretendem consolidar as contratações no quadro fixo de colaboradores.

O clima de otimismo também determinou a extensão do horário de funcionamento do comércio na cidade. De segunda à sexta-feira, o expediente será das 08h às 20h. Já aos finais de semana será das 08h às 16h. “Com esta extensão de horários acreditamos favorecer todos os comerciantes e clientes”.

Sem participação nas luzes

A presidente da CDL explicou aque este ano a CDL não participou efetivamente da decoração natalina da cidade, pois a entidade foi procurada apenas na semana passada.

“Precisamos de tempo para viabilizar recursos, tendo em vista que somos uma entidade e sobrevivemos das mensalidades dos nossos associados, e infelizmente precisamos de programação para que tal ajuda possa se concretizar”, explica.

Para atrair os consumidores a comprar no comércio local, Nádya enfatiza que a promoção da campanha de Natal tem parceria com o SICOOB de Juatuba e os associados da entidade.

Aciaps não responde

A reportagem tentou entrevistar também o representante da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços, ACIAPS, que não respondeu sobre as expectativas da entidade e dos comerciantes com as vendas do Natal neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − treze =