Centro de Atendimento Animal é inaugurado em Juatuba

0
2210

Já são 50 animais esperando adoção responsável. Fotos dos cãezinhos foram divulgadas nas redes sociais da entidade 

A inoperância do poder público de Juatuba, em relação à causa animal sempre foi alvo de duras críticas pelos defensores da pauta na cidade. Porém, eles ficaram mais aliviados, depois que os vereadores aprovaram esta semana o Projeto de Lei n°21, que implementa o funcionamento do Centro de Atendimento Animal, no distrito industrial Renato Azeredo, localizado às margens da rodovia MG-050. Com o projeto aprovado, a inauguração do Centro aconteceu ontem e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da prefeitura, câmara e do poder judiciário.

Na nova sede funcionará o “Projeto Animal Luz”

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosilândia Maia, a criação do projeto “Animal Luz” foi resultado do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público do Meio Ambiente.

“Considero um dos mais ousados projetos idealizados na atualidade. Juatuba é uma das poucas cidades que está implementando ações voltadas para as causas animais. Faremos todo possível para alcançar nossos objetos que são identificar os problemas dos animais, tratar, cuidar e prevenir doenças, além de amparar e dar amor aos animais que ainda vivem nas ruas. Já são 50 animais esperando uma adoção responsável”, revela.

Ainda segundo a coordenadora, antes mesmo da sede ficar pronta, o projeto realizou ações como mutirão de castração de cães e gatos, resgate de animais de rua, abandonados ou em situação de maus tratos. As castrações foram feitas com equipe de médicos veterinários credenciados pela Prefeitura da cidade, na Unidade móvel de castração da ARPA – Divinópolis.

A princípio projeto vai oferecer consultas médicas para animais da população de baixa renda e de rua. As castrações serão realizadas após a publicação de edital para inscrição e seleção dos animais. O Centro prevê ainda a realização de campanhas de Educação Ambiental que serão desenvolvidas com o apoio da Polícia Civil, Militar de Meio Ambiente, projeto ESCA e voluntários que se dedicam às causas da defesa e cuidados dos animais.

O espaço  

A nova sede do Centro de Atendimento Animal contará com duas edificações que foram adaptadas para Clínica Pública Veterinária. Um dos anexos é composto por recepção, depósito e sala de eutanásia. O outro possui um consultório, dois banheiros, sala de vacina, de procedimentos pré-operatórios, uma sala cirúrgica, além de espaço pós-operatório. A área dos animais tem 12 baias individuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − onze =