CHURRASCO, BEBIDA E DEBOCHE

Evento no sítio La Paloma em comemoração ao aniversário de Fabrício Canguçu, contou com a presença de outros secretários e dos vereadores Adelaide Siqueira e Zé Ronaldo

0
379

Durante expediente, servidores da prefeitura participam de festa de aniversário do secretário de Governo

Nesta quarta-feira, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme recebeu o vídeo de uma festa, com direito a leitoa assada e muito chopp, em comemoração ao aniversário do Secretário Municipal de Administração de Mateus Leme, Fabrício Nuno Canguçu. O que seria um fato normal, ganhou as manchetes das emissoras de televisão e a indignação da população, porque a festa ocorreu em pleno horário de expediente da prefeitura, com a participação de secretários, servidores comissionados e até dos vereadores Adelaide Siqueira e Zé Ronaldo.

Em vídeos que mostram a movimentação dos convidados, quase todos funcionários comissionados, o servidor Cristiano de Oliveira Diniz faz uma afirmação em tom de deboche: “tem vida mais barata, mas não presta não”, afirma entre risos, enquanto enche uma caneca em uma chopeira. Em seguida, ele afirma: “trabalhar na prefeitura é bom demais, nossa senhora, aí pro cê vê” (sic), mostrando uma leitoa assando.

Em um segundo vídeo, as imagens mostram a confraternização já acontecendo e vários servidores entre eles, um de nome Kildare, que registra o ambiente e vários funcionários públicos na festa: “ô quarta-feira, difícil”, diz Kildare sobre as imagens da churrasqueira.

Farra completa

O líder do prefeito, vereador Zé Ronaldo aparece em fotografias abraçado com servidores, com o secretário e outros apoiadores da administração. Já a vereadora Adelaide Siqueira aparece cantando, acompanhada por um violonista que se apresentava no evento.

Atuação do MP

A reportagem foi informada que após a divulgação dos vídeos, o Ministério Público agiu rápido e um oficial de justiça esteve na festa para registrar a participação dos servidores e foi até o departamento de Recursos Humanos da prefeitura onde apreendeu as folhas de ponto de quem estava presente na festa.

O promotor de Justiça, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mateus Leme, Dr. Rodrigo Mazieiro, também encaminhou ofício ao prefeito cobrando explicações sobre a dispensa dos servidores em horário de expediente para a participação deles na festa.

TV Record divulga que faxineira encontrou drogas no sítio em que a festa foi realizada

Os vídeos da festa foram manchete em rede nacional de televisão, durante o programa Brasil Urgente, da TV Record e o apresentador Marcos Maracanã ainda exibiu outra denúncia de uma telespectadora: em uma mensagem de WhatsApp, ela afirma que a faxineira do sítio, que é vizinha dela, encontrou drogas quando fez a limpeza do local.

A telespectadora conta ainda que a faxineira tirou foto das drogas, mas foi intimidada pela pessoa que alugou o sítio. “Ela achou droga, tirou foto e o dono da festa tentou intimidar ela (sic), inclusive com ameaças”, afirma.

Ao vivo, o apresentador Marcos Maracanã instruiu a telespectadora a levar a foto e a droga até a Polícia, denunciando os organizadores do evento. “As pessoas ligam para mim e afirmam que acontece tudo de errado em Mateus Leme e não dá em nada; que tem um grupinho político por lá que atua há muitos anos, inclusive com o apoio de vereadores”.

Ao fim da reportagem, o apresentador frisa que não está associando a posse da droga aos organizadores da festa ou dos servidores que gravaram os vídeos debochando. “Não estamos associando, mas alguém tem que ser dono dessa droga, vamos aguardar”, finalizou.

Reincidência

Esta não é a primeira vez que servidores comissionados, secretários e vereadores aliados do prefeito Dr. Renilton se envolvem em polêmicas. Em setembro de 2021, um funcionário terceirizado da prefeitura denunciou que servidores haviam sido remanejados em horário de expediente para realizar a limpeza do sítio do prefeito, no povoado de Sítio Novo. A denúncia ainda detalhava o uso de equipamentos públicos para a limpeza e que os mesmos teriam sido levados ao local em uma caminhonete alugada pela prefeitura.