Cidadãos ameaçam denunciar bota-foras em Juatuba e Mateus Leme ao Ministério Público Ambiental

0
333

Os urubus têm feito a festa em Juatuba e Mateus Leme. Isso porque os moradores já se cansaram de denunciar os bota-foras nos municípios. Sem nenhuma civilidade ou apreço pelo meio ambiente, cidadãos têm descartado móveis velhos, entulho, lixo e até animais mortos em diversos pontos das duas cidades.

A crítica é feita aos “sujões”, que na maioria das vezes descartam os materiais na calada da noite. Mas, segundo alguns populares, as prefeituras, que são responsáveis pela limpeza e conservação urbana, não têm feito o papel que lhes cabe, que é de proceder a limpeza e implementar campanhas de conscientização.

Na última edição, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme mostrou a denúncia de um descarte de entulho, móveis velhos e animais mortos na rua três, do bairro Santa Clara.

As reclamações de bota-fora não são somente no bairro Santa Clara, mas também do bairro Bom Jesus. Desde a semana passada, nenhuma providência foi tomada, por isso, os moradores da região estão se organizando para fazer uma denúncia junto à Promotoria do Ministério Público Ambiental.

Nesta quinta-feira, leitores encaminharam à reportagem, diversas fotos registrando um grande bota-fora próximo à Estação Ferroviária. Os moradores apontam que além do entulho, existe muito lixo acumulado no local, ocasionando o aparecimento de urubus e animais peçonhentos.

“Pedimos que a prefeitura recolha o lixo e restos de materiais, porque até os urubus estão fazendo a festa em meio a tanto lixo e animais mortos”, afirmou uma moradora.

Moradores denunciam terceirizadas por jogarem restos de asfalto em lotes particulares

As reclamações de bota-fora não têm sido apenas em Mateus Leme. Os próprios vereadores comprovam as denúncias dos moradores ao realizarem inúmeros pedidos de instalação de lixeiras comunitárias pela cidade.  

Esta semana, uma denúncia do vereador Léo da Padaria, causou espanto em quem acompanhava a reunião da galeria da Câmara de Juatuba. De acordo com o parlamentar, empresas terceirizadas da Copasa têm retirado restos de asfalto das vias e descartado em lotes particulares.

 “Além de fazer um péssimo serviço não tampando os buracos que eles mesmo fazem, atiram os restos de asfalto em terrenos particulares. Eu recebi diversos vídeos comprovando a denúncia e eu quero uma explicação da empresa acerca desse procedimento”.

Reincidência

Em janeiro deste ano, um morador da Avenida João Pinheiro gravou trabalhadores da empresa que realiza o serviço de tapa buracos em Juatuba, jogando restos de asfalto dentro de terrenos particulares.

Durante o flagrante, o morador ainda alertou o encarregado da empresa que as atitudes dos trabalhadores seriam irregulares, no entanto, eles continuaram despejando os detritos e o supervisor do trabalho não respondeu ao morador.