Conhecendo melhor os vereadores de Mateus Leme

Wellington Francisco Moura, Batata, destaca sua atuação e desenvoltura à frente da presidência da Câmara

0
512

A trajetória política do vereador Wellington Francisco Moura (AVANTE), o Batata, começou em 2012, na mercearia da família. Ali, políticos e diversos amigos o incentivaram a ingressar na vida pública e ser candidato a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Naquela eleição ele teve 399 votos, mas não conseguiu ser eleito. Numa segunda tentativa, em 2016, Batata ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e teve 260 votos, ganhou a eleição, mas não pode assumir o mandato. Vieram outras eleições e o vereador ganhou experiência e conquistou mais votos: 408 no ano de 2020, mandato no qual foi eleito presidente do legislativo.

Quem é Batata?

Nascido em 27 de abril de 1972, em Belo Horizonte, atualmente Batata é solteiro, mas tem três filhos, Júlia Gabriela, Wellerson Gabriel e Renata Victória. Questionado sobre seu apelido, o vereador sorriu durante a entrevista e disse não saber, mas que o apelido “Batata” veio de amigos e familiares. Antes de ser eleito, ele sempre atuou na prestação de serviços e comércio e, atualmente, além da atividade parlamentar, continua trabalhando como comerciante.

Pautas voltadas ao interesse coletivo

Questionado sobre sua principal bandeira, Batata diz que a atuação de um vereador não pode e não deve se resumir a uma só pauta, mas que evidentemente, cada parlamentar acaba se identificando com uma ou outra área. “No meu caso, procuro atuar de forma diversificada, porém, minha atuação é mais evidente junto aos deficientes físicos, ou aqueles por ventura necessitam, mesmo que por tempo determinado, de auxílio”.

De acordo com o vereador há algum tempo, ele trabalha para que pessoas com vulnerabilidade social tenham acesso a cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho e outros equipamentos importantes para ter mais qualidade de vida. “Minhas principais pautas estão voltadas sempre para o interesse coletivo e demandas que possuam um alcance significativo no diz respeito ao número de cidadãos e cidadãs contempladas”.

O vereador atribui o trabalho desempenhado feito em conjunto com o ex-vereador de Belo Horizonte e ex-deputado federal Walter Tosta, que é também um dos grandes defensores da causa dos deficientes físicos.

Nem oposição, nem situação

Batata diz que ser vereador em Mateus Leme é um desafio, devido às características do município, pois a cidade cresceu de forma desordenada e sem planejamento. Segundo ele, são décadas de práticas que acarretam dificuldades de infraestrutura urbana, que contribuem para os problemas sociais vivenciados pela população. “Na minha atuação parlamentar, não me considero oposição ou situação, pois entendo que um vereador deve ser situação nas questões positivas para o município e se opor àquilo que porventura venha a ser negativo aos interesses da população”.

Sobre seus colegas na Cãmara, ele afirma que desempenham as funções de forma positiva, “resguardando as características individuais de cada um no exercício da função legislativa”. 

Pontos negativos e positivos

Sobre a atuação do poder executivo, Batata diz que existem ações que propiciam o avanço em áreas diferentes da administração pública, no entanto, ele não deixa de ressaltar que toda administração possui pontos positivos e negativos. Porém, de maneira geral, ele vê como positiva a atuação do executivo municipal neste momento.

O vereador foi questionado pela reportagem sobre as denúncias de abuso de poder econômico que foram supostamente praticadas durante as eleições. Batata afirmou que cabe ao poder judiciário julgar os fatos e que sobre este assunto, ele não possui as prerrogativas necessárias para opinar com propriedade, já que se trata de uma questão em análise pela justiça eleitoral.

Sobre as denúncias relativas a compra de uniformes, o vereador disse que cabe ao Poder Judiciário averiguar e tomar as providências necessárias, caso sejam constatadas quaisquer irregularidades.

Com relação aos gastos com veículos e iluminação pública, Batata confirmou que a Câmara tem solicitado as informações necessárias para o devido acompanhamento e fiscalização dos atos relativos aos gastos e que, caso sejam identificadas irregularidades, serão encaminhadas para as devidas providências. Já com relação aos gastos com eventos, Batata disse que o prefeito possui as prerrogativas necessárias para determinar a destinação dos recursos públicos, “entendo, ainda, que investir em cultura, como é caso, é também, função da administração pública”.

Frutos do trabalho

Recentemente, Wellington Batata, conseguiu recursos de R$ 700 mil, através de emenda parlamentar para pavimentação de vias nos bairros Imperatriz e Duque de Caxias. As ruas que receberam o asfalto foram a Ribeirão Preto, Ribeirão das Neves, Rio Mosoró e as vias 01, 02,03,06 e 10.

O vereador afirma que sempre que possível, procura viabilizar recursos para a execução de obras e outras melhorias no município. “Com relação as obras de asfaltamento, conto com o apoio de deputados e um bom exemplo é o deputado estadual Gustavo Valadares que tem indicado recursos para Mateus Leme, além de contar com o apoio do executivo, para realizar essas obras em forma de parceria”. 

Parcerias

Batata diz que com a proximidade das eleições, é preciso apoiar e ajudar aqueles que o auxiliam no dia-a-dia, em sua função como vereador. Para deputado estadual, o parlamentar vai apoiar o atual deputado Gustavo Valadares, e para Deputado Federal, vai trabalhar para a eleição de Walter Tosta. Já para o senado e governo do estado, o vereador diz estar finalizando algumas conversas para possíveis parcerias.

Cenário nacional

Sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro, disse entender que houve melhorias na administração do país, mas é preciso avançar nas áreas de educação e saúde. Sobre a economia, o vereador diz que o momento não é dos melhores, pelo fato do mundo ser globalizado. “Os problemas que acontecem do outro lado do planeta afetam o nosso dia-a-dia, como é caso da guerra entre Rússia e a Ucrânia”. O parlamentar reafirma que fatos como esse, afetam diretamente o preço dos commodities e também o preço do petróleo, o que impacta a economia, ocasionando na alta dos preços dos alimentos. “Como político, acredito que precisamos avançar rumo ao desenvolvimento socioeconômico, as reformas precisam ser discutidas e votadas para que haja melhorias nas condições de vida dos brasileiros e brasileiras. Como cidadão, espero que as pessoas possam ter acesso ao emprego e à renda, e assim, poder ofertar uma vida cada vez mais digna à família”.  

Ainda é cedo para falar em 2024

Ainda faltam dois anos para as eleições municipais, mas é natural que os bastidores políticos já comecem a se movimentar bem antes do pleito. Como o prefeito Dr. Renilton está no primeiro mandato, o mais provável é que ele seja candidato natural à reeleição. Batata foi questionado da possibilidade de apoiar Dr. Renilton em 2024 ou de integrar o grupo oposicionista.

O parlamentar respondeu dizendo que ainda é cedo para dizer qual caminho seguir. “Na política, as coisas mudam muito e com muita rapidez. O bom político precisa estar atento ao que acontece ao seu redor, as decisões precisam ser tomadas de modo assertivo e sempre no melhor momento”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 + um =