Tema recente de reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a contratação da empresa ‘GWA Transportes e Serviços Eirelli’ pela prefeitura de Juatuba, para prestação de serviços de locação de caminhão limpa fossa, em caráter emergencial, está novamente entre as discussões e questionamentos dos vereadores.
Isso porque em fevereiro, o presidente da Câmara, Ted Saliba, solicitou cópias de contratos, tabelas de preços e quilometragem de circulação de cada caminhão contratado para prestar o serviço para a prefeitura.
No entanto, a administração que teria 15 dias para responder o ofício, não respondeu até hoje. Como já se passaram três meses do pedido, para evitar que ele caísse no esquecimento, os vereadores Ted Saliba, Messias Leão e Marcos Leiturista encaminharam um requerimento ao executivo cobrando novamente a cópia do contrato do caminhão limpa-fossa, cópias dos pagamentos com notas fiscais dos meses de janeiro, fevereiro e marco além de todos os relatórios dos protocolos de atendimentos.
“Estamos pedindo os documentos justamente fiscalizar, já que tem chegado a esta casa inúmeras reclamações de falta de limpezas nas fossas e, em alguns locais já comprovamos até que elas estão transbordando”, pontuou Ted.
Relembre o caso
Segundo a prefeitura, a contratação por dispensa de licitação foi necessária “devido ao aumento da demanda no período da crise causada pela COVID- 19, onde houve um aumento significativo do volume do esgotamento sanitário”. Na época, o valor pago de R$300 mil no contrato foi questionado: são de R$100 mil por mês, ou seja, R$25 mil por semana, o que significa R$5 mil por dia útil, para a coleta de resíduos.