Corrida Eleitoral

"Meus pais enfatizaram a ética, responsabilidade e solidariedade, valores que agora direcionam meu compromisso com a comunidade"

0
481

Guilherme Moraes, atuante nas redes sociais em defesa da comunidade, é pré-candidato à prefeitura de Juatuba

Guilherme Almeida de Moraes, mais conhecido como Gui Moraes, é um nome popular nas redes sociais de Juatuba, graças ao trabalho voluntário que faz, em prol da comunidade. O jovem de 35 anos, tem uma trajetória de representatividade dentro da política regional. Apesar de nunca ter exercido mandato político, ele se tornou uma figura atuante na fiscalização das ações administrativas do governo municipal e na cobrança dos direitos dos juatubenses. Seja um exame não atendido, um serviço não prestado, uma obra pública não concluída, a população sabe que pode recorrer ao jovem para que seja ouvida.

Autor de mais de 100 requerimentos e notificações ao Ministério Público sobre irregularidades administrativas da atual gestão e da Câmara, o jovem compartilha seu trabalho através do perfil do Instagram que conta hoje com 40 mil seguidores, com uma média de 15 mil visualizações e 3 mil interações por postagens.

Infância

Filho da pedagoga Marta Moraes e do pedreiro e marceneiro Ubiratan Moraes, Guilherme declara que teve em seus pais a influência para ser o que é hoje. “Meus pais enfatizaram a ética, responsabilidade e solidariedade, valores que agora direcionam meu compromisso com a comunidade”, diz.

Nascido em Betim em 11 de outubro de 1988, ele vive em Juatuba desde os seis anos, cresceu no bairro Samambaia e, desde 2015, reside no Itajubá. Gui concluiu os estudos em Betim. “Saí da cidade para estudar em Betim para me qualificar e aproveitar oportunidades de formação técnica e acadêmica, uma vez que, infelizmente, Juatuba não oferecia esta oportunidade”, conta. Na cidade vizinha ele graduou-se em Gestão Empresarial, em 2011.

Pai solo

Guilherme, vive atualmente com o filho Cauã Moraes, de sete anos. Pai solo, ele faz parte de uma pequena estatística de homens que assumiram a responsabilidade de cuidar do filho sozinho.  Guilherme conta que esse desafio também foi fundamental para motivá-lo a ser ainda mais “ativo na comunidade”. “Me tornar pai solo foi um momento decisivo, que me impulsionou a me dedicar ao trabalho comunitário, para criar um ambiente positivo para meu filho e os juatubenses”, reflete.

Formação profissional e carreira

Gui Moraes também é técnico em Enfermagem e possui especialização em Direito Penal e Ciências Políticas. Foi servidor da Segurança Pública do Estado de Minas Gerais por quase uma década. Em 2012, ele ingressou na Polícia Penal e atuou como agente penitenciário do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), que atua em casos de rebeliões e motins.

Em 2019, durante uma intervenção, em razão do início de uma rebelião, Guilherme sofreu um acidente de trabalho, que o afastou das atividades por incapacidade física. Ele teve rompimento do tendão do bíceps, fratura óssea no cotovelo, além de luxação e lesão no ombro.

O tratamento envolveu uma série de procedimentos e cirurgias, duas já realizadas.  Após reestabelecido, ele teve sequelas que o deixaram com limitações físicas que impedem alguns movimentos no braço lesionado. “Hoje sofro com fortes dores devido artrose e tendinopatia. Ainda estou em tratamento, faço infiltração no ombro para alívio de dores e uso de corticoide”, detalha.

Ativismo nas redes sociais

Apaixonado pela vida política, Guilherme Moraes tem na leitura e debates sobre direito e política, seus hobbies preferidos. O gosto por se envolver na vida em comunidade, somado a sua história de vida, o levou ao trabalho comunitário. Desde 2019, ele participa de ações sociais, porém foi em 2022, que ele começou a percorrer a cidade para denunciar irregularidades. Pouco tempo depois, ao lado de outras lideranças comunitárias, ele se tornou uma das figuras mais requisitadas pela população para denunciar e cobrar seus direitos.

No dia a dia, sua rotina inclui visitas a pessoas da comunidade, reuniões comunitárias e demandas em prol da cidade. “Eu busco soluções para as necessidades locais, aplicando meus conhecimentos na área da segurança pública, saúde e ciências políticas”, diz.

Pré-candidato à prefeitura de Juatuba

Guilherme Moraes tem sido apontado com um nome à corrida pela cadeira do Executivo. Nos bastidores da política juatubense, há especulações sobre uma coalisão que estaria sendo formada em apoio à sua candidatura.

Filiado ao Partido Verde (PV), Gui Moraes tem tido uma agenda cheia de encontros como a reunião com presidentes estaduais dos partidos PMN, REDE e PV. Recentemente, ele se reuniu com representantes de diversos setores da sociedade no Encontro de Pastores e Bispos de Minas Gerais, também na Instituição Cor Brasil e com alguns empresários do centro-oeste para articulação de possível apoio.

Em conversa com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, ele compartilhou seu interesse em se lançar à vida pública. “Juatuba é um município que desde sua emancipação, em 1992, esteve na mão dos mesmos políticos que nada fazem pela população. É vendo de perto a realidade e o sofrimento da população que  coloco meu nome à disposição para prefeito, com o objetivo de trazer uma renovação política para a cidade”, declara.

Gui Moraes ainda enfatiza que “não levanta bandeira política que não seja o povo” e ressalta seu diferencial na corrida eleitoral: “cuidar da população é meu propósito de vida. Minhas esperanças incluem uma comunidade mais próspera, segura e educada”, conclui.