Divergências nos relatórios da prefeitura de Juatuba sobre a prestação de contas dos recursos de R$2,5 milhões recebidos do Governo Federal para enfrentamento à pandemia da Covid-19 geraram um clima de tensão com a Câmara e a ameaça de que o caso seria levado à justiça.
Na semana passada, a assessoria jurídica da Câmara confirmou à reportagem, que o penúltimo relatório encaminhado pela prefeitura apontou divergências de valores na aquisição de máscaras e contratação de aluguel de ambulâncias, uma vez que os valores apresentaram aumento de mais de 100%, em menos de um mês.
O que mais chamou a atenção da procuradoria da Câmara, nos últimos relatórios, foi justamente a diferença de valores na aquisição de máscaras do modelo N95, compradas por R$1,99 e, poucos dias depois a R$45,00. Outro item do relatório contestado é o aluguel de ambulância, um serviço que foi contratado por R$4.900 e depois por R$12.900. Outra dúvida gerada nos vereadores refere-se à declaração de recebimento de mais de R$3 milhões e a prestação de contas de pouco mais de R$2 milhões.
Novos documentos serão auditados
A apresentação de documentos e esclarecimentos foi feita aos vereadores Jurandir dos Santos, Eltinho da Agência, Léo da Padaria, Fernando da Autoescola e Vanessão. Em vídeo publicado nas redes sociais oficiais da prefeitura, a Secretária de Saúde, Amélia Augusta da Silva e a responsável pelo setor de Compras, Jaqueline Diniz, esclareceram que todas as compras passaram por diversos setores e por um processo criterioso de avaliação. “Os materiais adquiridos passam por vários setores, para fazer orçamentos e comprovar a legalidade da compra. Tivemos dificuldades para comprar materiais durante a pandemia, como todos os municípios, principalmente equipamentos de proteção individual e insumos. Mas estamos aqui prestando contas e entregando o relatório à Câmara”, disse a Secretária.
Segundo o Secretário de Governo, Marconi Campagnani Pereira, os documentos foram protocolados no legislativo e também já estão disponíveis no portal da transparência da prefeitura. O presidente da Câmara, Ted Saliba, disse que os documentos serão auditados pela procuradoria do legislativo. “Tudo será avaliado por meio de uma auditoria interna, feita pela própria procuradoria desta casa. Na próxima semana teremos notícias sobre esses novos esclarecimentos”, esclareceu.