Mateus Leme fora do “Minas Livre Para Crescer”

Nova legislação promove desburocratização de negócios, facilita a geração de empregos e renda

0
1331

Um grande evento marcou a cerimônia de assinatura dos decretos de liberdade econômica pelos prefeitos de 29 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Programa Estadual de Desburocratização, chamado de Minas Livre para Crescer tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender do Brasil, com mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

A assinatura aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, com a presença do Governador Romeu Zema (Novo) e Mateus Leme ficou de fora do programa que busca a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização e simplificação de processos, além de contar com o apoio de empreendedores e instituições. 

Oportunidade

O Minas Livre Para Crescer estabelece uma série de ações que potencializam o desenvolvimento econômico, garantindo um ambiente mais seguro e fácil para quem empreende em Minas Gerais. “O Programa criou um ambiente propício aos negócios, tornando-se amigo do empreendedor, desburocratizando a máquina pública. Além disso, propicia a criação de um canal de comunicação entre o empreendedor e o município, abrindo caminho para o microempreendedor individual, a pequena empresa e até grandes empreendedores. Tudo isso traz geração de riqueza, emprego e renda”, enfatizou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, durante a cerimônia.

Políticos dizem que Mateus Leme “retrocedeu, não assinado Plano de Liberdade Econômica”

As prefeituras que fazem a adesão ao programa Minas Livre Para Crescer não apenas atualizam a forma como os governantes lidam com os empreendedores, mas também adotam boas práticas para que os municípios tornem o ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo, facilitando, assim, a geração de emprego e renda. Ficando de fora da diretriz, Mateus Leme não poderá simplificar os atos normativos vigentes e nem fomentar a elaboração de legislações que garantam a livre iniciativa. 

Insatisfação

Pela primeira vez após as eleições, o ex-prefeito Júlio Fares, manifestou insatisfação pelas redes sociais, após Mateus Leme não participar do grupo de 29 municípios que assinou os decretos. Questionado sobre a publicação, Júlio disse que o município perdeu uma grande oportunidade de aumentar sua capacidade de geração de emprego, renda e investimentos. 

“Esse é um grande retrocesso. O município vai perder capacidade de atrair novos investimentos industriais, gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Infelizmente, Mateus leme fica para trás mais uma vez”, lamentou Fares.

Já o ex-vereador e empresário Mário Imbondos, revelou à reportagem que há poucos dias, em conversas com empreendedores e empresários da cidade, alguns confirmaram a preocupação de Mateus Leme não estar inserida no plano de liberdade econômica. “A cidade já perdeu três grandes empresas neste ano, por falta de incentivos ou pelos empresários não terem acesso à prefeitura nesta gestão. A credibilidade soma muito e, se esta gestão não mudar a forma de desenvolver a política econômica, não receberemos mais nenhum investimento. Por não participar deste incentivo, o município acaba de afundar as pequenas empresas, que são a engrenagem da cidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − quatro =