A reunião foi tensa na Câmara de Mateus Leme essa semana, além da denúncia do uso de servidores e equipamentos públicos no sítio do prefeito Renilton Coelho, teve também uma discussão acalorada entre os vereadores Aldair Guimarães e Adelaide Siqueira. O imbróglio entre os dois começou depois que Dr. Aldair pediu vistas ao projeto que implementa a nova Política Municipal de Meio Ambiente.
A vereadora se irritou com o pedido do colega e esbravejou que “o projeto precisava ser votado com urgência e que o colega estaria travando pautas do executivo”. Devido à interferência da colega, Dr. Aldair ameaçou recorrer ao regimento interno para fazer uma reclamação formal contra Adelaide, por quebra de decoro parlamentar. Ela, sem dar muita atenção para a ameaça, rebateu, afirmando que o colega poderia “fazer o pedido formal, quando quisesse”.
Procurado pela reportagem, Dr. Aldair afirmou que o PL estava sendo analisado pela vereadora Irene de Oliveira, que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente e que como ela está hospitalizada, ele resolveu pedir vistas para se aprofundar sobre o assunto. ”Eu não dou meu voto sem antes ter certeza da legalidade e relevância ao interesse público do projeto. Ao meu ver, minha atitude se chama responsabilidade”, enfatiza.
Questionado sobre a formalização do pedido de quebra de decoro, Aldair afirmou que tentará um “diálogo com a vereadora para resolver o problema de forma amistosa”. “Eu entendo que os parlamentares devem respeitar uns aos outros, não devendo o debate sair do campo das ideias. No momento da reunião os ânimos estavam exaltados e, por isso não quero perder o meu foco de fiscalizador com discussões irrelevantes”.