Na última semana, mais um escândalo envolvendo a administração do prefeito Dr. Renilton foi tema dos vereadores na Câmara e um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política mateus-lemense.
A denúncia da vez foi feita por Renato Gabriel dos Santos Queiroz, funcionário da empresa Forzan Locação e Serviços Eirelli, que presta serviços de limpeza urbana para a prefeitura. Ele foi até o gabinete do vereador Aldair Guimarães e o teor das acusações contra o prefeito foi formalmente registrado em ata.
Na reunião dos vereadores, o denunciante esteve na Câmara e, na tribuna do Legislativo repetiu as acusações e deu detalhes sobre os envolvidos. Renato afirmou que no dia 03 de setembro, estava realizando a limpeza do bairro Jardim das Mangabeiras, quando outro servidor da prefeitura, conhecido como “Cenzinho”, ordenou que ele e um colega, conhecido como “Zoinho”, parassem o serviço no bairro e o acompanhasse até o sítio do prefeito, no povoado de Sítio Novo, para realizar a limpeza do local.
Segundo a denúncia de Renato, Cenzinho dirigia um dos veículos locados pela prefeitura, uma caminhonete Chevrolet, modelo S10, identificada com o número 13, e antes de ir para o sítio do prefeito, pararam em uma distribuidora de bebidas, onde compraram bebidas e carnes.
De acordo com o relato, quando os servidores chegaram ao sítio do prefeito, começaram a limpeza do local, pois “Dr. Renilton receberia alguns convidados no fim de semana”. Renato detalha ainda que, à tarde, o chefe de gabinete “Valtinho” esteve no local para abrir a casa, ligar uma bomba d`água, ocasião em que cumprimentou todos presentes. “Durante a limpeza, Cenzinho ficou bebendo e comendo churrasco e a caminhonete permaneceu no sítio”, afirmou Renato em seu depoimento na Câmara.
Fotos para comprovar
Renato disse ainda que por volta das 16h40, ele e outros servidores deixaram o local e seguiram para o pátio da prefeitura. Para comprovar sua fala, o denunciante apresentou uma série de registros fotográficos.
Em plenário, durante a apresentação da denúncia, o vereador Dr. Aldair disse que “ela é grave e fundamentada com provas contundentes que dão conta do uso indevido da máquina pública, onde os servidores, levados para fazer uma limpeza na propriedade particular do senhor Prefeito”.
Depois de ler o documento e do depoimento de Renato, Dr. Aldair anunciou que vai apresentar denúncia ao Ministério público e propor a abertura de outra CPI para investigar os atos do prefeito, Dr. Renilton.
Chuva de denúncias
Não é a primeira vez que o uso de veículos públicos para fins particulares motiva denúncias na Câmara. Há um mês, o morador do bairro Paraíso, Paulo Márcio, revelou o suposto uso de máquinas da prefeitura para um serviço de terraplanagem da via de acesso ao sítio do Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu. Na ocasião a Câmara de Mateus Leme enviou a denúncia para o Ministério Público apurar.
Em outra ocasião, uma imagem amplamente divulgada pelas redes sociais, mostra um veículo da prefeitura, identificado com a logomarca do executivo, “na moto-pista, durante a noite, para buscar uma aluna que estaria fazendo aulas de direção”. E outras imagens também divulgadas recentemente pelas redes sociais mostram veículos oficiais sendo utilizados por um servidor para “supostamente fazer compras em um supermercado da cidade, durante horário de expediente”.