Enquanto em Juatuba a questão do rateio das sobras do Fundeb para a Educação já é assunto consumado, em Mateus Leme a discussão está instalada e a polêmica promete render muitos capítulos. Após ser aprovado pela maioria na Câmara, o Projeto do vereador Aldair Guimarães, foi vetado pelo prefeito Renilton Coelho, com a alegação de que o mesmo é inconstitucional.
A decisão está gerando revolta nos educadores, que acompanham projetos semelhantes sendo aprovados nas cidades vizinhas. E como o projeto voltou para o Legislativo e está em análise na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, para que entre novamente da pauta de votação para que o veto seja mantido ou derrubado pelos vereadores, os profissionais da educação prometeram reagir.
Eles anunciam que vão lotar o plenário da Câmara na próxima semana, já que para que o veto do prefeito seja derrubado, ou seja, para que metade mais um dos vereadores de Mateus Leme votem pela derrubada do veto.
O projeto de distribuição do rateio do Fundeb para a Educação, foi aprovado pela maioria dos parlamentares, mas com votos contrários apenas dos vereadores Zé Ronaldo e Chico da Venda.