Eleitores têm até 8 de maio para tirar o título ou regularizar documento

0
37

No dia 6 de outubro, os juatubenses e mateus-lemenses vão eleger candidatas e candidatos para os cargos de prefeita ou prefeito e seus vices, além de vereadoras e vereadores. A Justiça Eleitoral informa que os eleitores têm até 8 de maio para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito de outubro. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas este ano, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.

É possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral. No entanto, para a emissão do título, é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral que funciona à rua Manoel Gonçalves, 44, no centro.

Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência.

As dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor, ligando para o número 148 ou para (31) 2116-3600.

Multa pequena e uma pendência na vida do cidadão A pessoa maior de 18 anos que não fizer o título, ficará em situação irregular perante à Justiça Eleitoral e só poderá regularizar após o período das eleições, no final do ano. Ela irá pagar uma pequena multa de R$ 3,51, permanecerá com essa pendência que poderá inviabilizar a regularização de outros documentos, colocando-a como inapta para outras situações, como assumir cargos públicos e abrir contas bancárias.