Emater vai credenciar profissionais especializados em energia fotovoltaica

Empresa quer ampliar a geração de energia solar em pequenas propriedades rurais

0
227
fotovoltaica, foto Humberto Trajano- Seplag

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais lançou um projeto para incentivar o uso de energia solar em pequenas propriedades rurais e publicou um edital para criação de um cadastro público de empresas e profissionais habilitados à implantação e elaboração de parecer técnico em sistemas de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica.

Com o uso desta matriz energética, a ideia é criar uma alternativa para ampliar a oferta de energia no meio rural. A proposta também é reduzir os custos de produção e os prejuízos causados no campo quando há falta de energia elétrica distribuída pelas concessionárias.

O trabalho da Emater-MG será oferecer o cadastro de profissionais aos produtores interessados em implementar o sistema fotovoltaico.

Segundo o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Alves de Freitas, além da geração de energia limpa para atender às necessidades da propriedade rural, o pequeno produtor também terá mais uma fonte de renda com a energia gerada por ele no sistema fotovoltaico.

“Estamos trabalhando também para remunerar o produtor pelo excedente de energia que ele vai gerar, além daquela necessária para o seu consumo. Com a geração de energia limpa, estamos promovendo a sustentabilidade no campo, levando infraestrutura e tecnologia. Garantindo energia no meio rural você promove o desenvolvimento”, afirma.

Sol de Minas

O incentivo ao uso de energia fotovoltaica nas propriedades rurais faz parte do projeto Sol de Minas, do governo do estado. Ele tem como objetivo diversificar a matriz energética, buscando estimular a adoção de sistemas solares de geração em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de atrair empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor. O Sol de Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Segundo a secretaria, 100% dos 853 municípios mineiros possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica, marca importante para entender o compromisso do estado de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.