Ministério da Saúde forma mais de 52 mil agentes de saúde no Sudeste

Programa Mais Saúde com Agente foi ampliado e vai abrir nova turma com 180 mil vagas para todo o Brasil. Cursos terão disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades

0
133

O Ministério da Saúde diplomou mais de 52,3 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que concluíram os cursos na região Sudeste por meio do maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde, o Mais Saúde com Agente.  

176 mil agentes de saúde de todo o país foram diplomados e outros dois mil concluíram os cursos e se somaram aos formandos, chegando a cerca de 178 mil em mais de 5,3 mil municípios. Os veteranos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 139,4 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38,4 mil Agentes de Combate às Endemias. 

Em 2024, o Ministério da Saúde vai abrir a segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes. O governo federal vai incluir, ainda, a partir da próxima turma, as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos serão enriquecidos com disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população. Com a nova turma, o Ministério da Saúde prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários.