Na próxima quinta-feira, 17, o Encontro Marcado com Fernando Sabino chegará a Mateus Leme. O projeto visa estimular estudantes das escolas públicas a desenvolverem talentos, por meio do incentivo à leitura em sala de aula. A abertura da ação, coordenada pelo Instituto Fernando Sabino, será realizada no Salão da Cooperativa Educacional Nossa Senhora de Fátima (Coensfa) e, na ocasião, haverá workshop para apresentar a iniciativa aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocinadores e ao público em geral, além da exibição de documentário sobre a trajetória do escritor homenageado.
A iniciativa, que conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem apoio do Instituto Usiminas e a realização é do Instituto Ondular e do Instituto Fernando Sabino.
O presidente do Instituto, Bernardo Sabino, filho de Fernando, explica que durante quatro meses as escolas desenvolverão pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Segundo ele, essa metodologia cria um grande envolvimento dos participantes, como os pedagogos, alunos e suas famílias, mobilizando a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita.
“A ideia é promover a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças. Queremos, com o projeto, incentivar os estudantes a ler, reforçar os laços com a cultura mineira e tornar conhecida à história do meu pai, um autor de grande relevância”, comenta Bernardo.
Compromisso com a educação e a cultura na Serra Azul
A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, ressalta a importância da ação, por meio do patrocínio da Mineração Usiminas. “Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa, que promove o aprendizado e fomenta a cultura por meio da obra de um dos maiores escritores brasileiros. A iniciativa também envolverá toda a comunidade com o incentivo à leitura, que é fundamental para a construção do conhecimento e uma ferramenta de transformação social”, destaca Gabriela.
Encontro Marcado
Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro Marcado com Fernando Sabino em Minas Gerais envolveu cerca de 900 mil estudantes de escolas estaduais e municipais. Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. A iniciativa prevê ainda a doação de coleções livros e filmes para instituições públicas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.