Minas gerais vive uma epidemia da Dengue. Até 17 de abril, o Estado havia registrado 207.763 casos prováveis, casos notificados exceto os descartados, de dengue. Desse total, 87.765 casos foram confirmados para a doença. Há 39 óbitos confirmados por dengue em Minas e 103 óbitos em investigação. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 46.766 casos prováveis da doença, dos quais 18.494 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 11 óbitos por Chikungunya em Minas e 13 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 202 casos prováveis. Há 19 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Tendo em vista os números de cidades com até 100 mil habitantes, Juatuba e Mateus Leme podem ser consideradas cidades endêmicas, com porcentagem de propagação da doença amplificada cinco vezes mais que o normal. No fim de março, números do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde mostravam que Juatuba tinha 41 casos de Dengue confirmados, enquanto em Mateus Leme, tinha 30 casos.
Nesta segunda-feira, 17, o mesmo Boletim mostrou que Juatuba teve uma explosão de 534 casos de Dengue e 141 de febre Chikungunya, um aumento de 1.200 % em pouco menos de um mês. Mateus Leme tem registrados 90 casos de Dengue e 10 de febre Chikungunya, um aumento de 200% nos últimos dias.
Proprietários de terrenos sujos serão multados
Com o aumento assustador dos casos nos últimos dias, o prefeito Adônis Pereira publicou um decreto no qual afirma que os proprietários de terrenos no município deverão realizar a limpeza dos lotes e, caso o mesmo não cumpra a determinação, será notificado em multado com base no tamanho e estado de conservação do imóvel.
Na reunião da Câmara esta semana, os vereadores concordaram com a necessidade das notificações em caso de descumprimento, já que a cidade vive uma verdadeira epidemia de Dengue. No entanto, criticaram a prefeitura por não realizar a limpeza dos lotes públicos, que são grande maioria no município. Segundo os parlamentares, “antes da prefeitura notificar, ela tem que dar o exemplo ao cidadão, começando a limpar o que é dela”.