A estagiária de Medicina Veterinária do setor de Zoonoses de Mateus Leme, Marcella Antonely Nogueira de Sousa Siqueira, conquistou um marco para o município. Ela ganhou notoriedade nacional ao apresentar seu trabalho acadêmico no Brasileish 2024, a maior iniciativa brasileira dedicada ao estudo e combate à leishmaniose. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, reunindo especialistas de todo o país.
Marcella apresentou sua pesquisa intitulada “Afecções cardiovasculares em cães portadores de Leishmania sp”, desenvolvida em parceria com o Grupo de Cardiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e sob orientação do médico veterinário Felipe Gaia de Sousa. O estudo destacou a importância de compreender os impactos cardiovasculares em cães infectados pela leishmaniose. A proposta vai ajudar na elaboração de diagnósticos mais precisos e melhores estratégias de manejo da doença em animais.
![](https://jornaldejuatuba.com.br/wp-content/smush-webp/2024/11/Estagiaria-de-Zoonoses-de-Mateus-Leme-e-destaque-em-evento-nacional-sobre-leishmaniose2.jpg.webp)