Estrela Mirim é premiado com Troféu Guará BMG 2024

0
369

O Estrela Mirim, grande campeão da Copa Itatiaia 2024 tem um prêmio extra na galeria de troféus. Além do troféu da Copa Itatiaia, considerada a “Copa do Mundo do futebol amador”, o time também vai receber o Troféu Guará BMG no próximo ano, já que foi o favorito e vencedor das chaves de competições da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Estrela Mirim é um dos primeiros times da região a conquistar o prêmio, que até então só foi entregue aos consagrados times do Atlético, Cruzeiro, América, Villa Nova, Ipatinga, Tupi, Tombense, Uberlândia, Caldense.

A premiação

O Troféu Guará BMG é reconhecido pelo público como o mais importante prêmio do futebol mineiro, e exalta os destaques da temporada em todas as posições. Criado em 1962 pela Rádio Itatiaia, teve como objetivo acabar com as diversas seleções dos melhores do ano no futebol, elaboradas pelos órgãos de imprensa de Minas Gerais.

Neste período, a premiação fez parte do surgimento e consolidação, por exemplo, de craques como Tostão e Reinaldo, maiores ídolos e artilheiros de Cruzeiro e Atlético, respectivamente. Além disso, integra a galeria de grandes conquistas de todos os clubes do Estado desde então, pois cada taça conquistada em campo garante o direito de, no final da temporada, o clube ser agraciado com um Troféu Guará BMG pelo feito.

Mas não são apenas os clubes de futebol que fazem parte da história do Troféu Guará BMG. Os grandes momentos vividos por mineiros nas quadras, pistas e piscinas também fazem parte da premiação. Assim, Minas Tênis Clube, Sada/Cruzeiro, Olympico e outros clubes e dezenas de atletas que brilharam ou brilham tendo alguma ligação com o Estado também estão presentes no Troféu Guará BMG.

Com o Troféu Guará BMG foi criada uma lista única e final, que soma os votos de toda a mídia esportiva, entre rádios, televisões, revistas e jornais. Escolhidos os ganhadores, a Rádio Itatiaia produz a solenidade de entrega dos troféus. A premiação teve seu nome escolhido em homenagem ao grande jogador do Atlético Mineiro nas décadas de 30 e 40, Guaracy Januzzi, mais conhecido por Guará.

Edição deste ano

A cerimônia da 59ª edição do Troféu Guará BMG ocorreu nesta segunda-feira (06). Tanto o Atlético, quanto o Cruzeiro tiveram o mesmo número de jogadores eleitos para a Seleção do Troféu Guará BMG deste ano.

Os premiados deste ano

Goleiro: Rafael Cabral (Cruzeiro); Lateral-direito: Mariano (Atlético); Zagueiros: Lucas Oliveira (Cruzeiro) e Eduardo Brock (Cruzeiro); Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético); Meio-campistas: Juninho (América), Neto Moura (Cruzeiro), Zaracho (Atlético) e Nacho (Atlético); Atacantes: Edu (Cruzeiro) e Hulk (Atlético); Técnico: Paulo Pezzolano (Cruzeiro). Artilheiro: Hulk (Atlético); Revelação: Rubens (Atlético); Craque do ano: Hulk (Atlético); Dirigente do ano: Ronaldo Fenômeno (Cruzeiro); Árbitro do ano: Felipe Fernandes de Lima;