Estudantes da Escola Domingos Justino Ribeiro estão participando do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica. Os jovens da escola Estadual fazem parte do Núcleo de Pesquisa que aprofundou os estudos no tema “Produção e recepção do discurso da violência em redes sociais na contemporaneidade”.
Mais que conhecimento acadêmico, o Iceb proporciona aos estudantes um aprofundamento em questões sociais e cotidianas, ao passo que permite a troca de ideias e a experiência na área de pesquisa. Como parte do cronograma do Iceb, os Núcleos de Pesquisa das escolas participantes já estão apresentando os projetos para a comunidade escolar e compartilhando suas descobertas.
Segundo a professora Fabíola Fonseca, a feira acontece na escola desde 2014 e se tornou um ponto crucial da iniciação científica desenvolvida na instituição, que já teve projetos apresentados, inclusive, internacionalmente.
De acordo com a orientadora do projeto “História e Construção da Identidade Escolar”, os estudantes têm se destacado no cenário geral do programa. “É importante destacar o sentido de pertencimento do aluno como principal ferramenta de transformação e fortalecimento da comunidade escolar. A iniciativa auxilia, de forma direta, no desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura, interpretação e apresentação. Assim como de forma indireta, por meio do protagonismo juvenil, da aproximação dos estudantes com a escola, da identificação desses jovens com a instituição, promovendo um sentimento de pertencimento”, explica.
Kayky Pereira, estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Domingos Justino Ribeiro, ressalta que a apresentação do projeto na feira de ciências o auxiliou a lidar com a timidez de falar em público, da mesma forma que a participação dele no Núcleo de Pesquisa é muito importante para seu futuro pessoal e profissional.
“Eu conversei com várias pessoas, consegui falar com ex-alunos e ex-professores. Eles me contaram um pouco da história da escola, como eram as coisas na época em que estiveram na instituição e contaram curiosidades”, relata. O outro projeto apresentado no evento estudantil foi o “Just News: Construção de Mídia Escrita como Protagonismo Juvenil”, coordenado pela professora Rosana Silva.