Quem tiver perdido ou esquecer de levar o título de eleitor poderá votar utilizando algum documento que tenha foto para identificação. Faltando 11 dias das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta que as pessoas aptas a votar podem se identificar à mesária ou ao mesário, mesmo sem o documento eleitoral em mão. Mas todo eleitor tem que apresentar documento oficial com foto para a identificação ou título de eleitor digital, por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, desde que nele conste a foto da pessoa.
Nos 5.569 municípios, 155 milhões de eleitores estão aptos a votar, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024. Para quem for votar com o título de eleitor em versão física, também é necessário apresentar no momento da identificação um documento oficial com foto na seção eleitoral.
Então vamos aos documentos que permitirão que você possa votar
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis)
- Passaporte
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- e-Título (com foto)
Os documentos deverão estar legíveis de forma a permitir comprovar a sua identidade.
Documentos que não servem para votar
Certidões de nascimento ou de casamento e carteira de trabalho digital.
Não se esqueça quando for votar de levar um documento oficial com sua foto.
O 1º turno e o 2º turno do pleito ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro, respectivamente. O horário de votação nos dois turnos é das 8h às 17h (no horário de Brasília). Lembrando que o 2º turno somente acontece nos municípios que possuem mais de 200 mil habitantes.