Famílias de Juatuba são retiradas de casa após Paraopeba atingir nível crítico

Defesa Civil monitora a situação e a preocupação é que o Rio transborde a qualquer momento

0
241
RIO PARAOPEBA

O Rio Paraopeba subiu seu nível assustadoramente no último final de semana. Informações apuradas pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme dão conta que 26 famílias foram retiradas das casas por segurança. Conforme a Defesa Civil municipal, com a chuva prevista para esta semana o rio pode transbordar a qualquer momento.

De acordo com os moradores da região, o final de semana passado foi de agonia e muito trabalho, já que eles retiraram móveis e eletrodomésticos com medo de ficar sem os equipamentos novamente.

O volume do rio já atingiu sete metros. Somente no sábado (7) choveu 46 milímetros cidade. Ao todo, 28 profissionais da Defesa Civil municipal acompanham a situação 24 horas por dia junto à população. Juatuba é cortada pelo rio Paraopeba e recebe água de mais dois ribeirões, o Serra Azul e Mateus Leme.

Situação também é crítica próximo aos afluentes

Outros moradores da região de Varginha de do bairro Satélite esboçaram muita preocupação com a intensidade das chuvas nos últimos dias. Somente no bairro Satélite, seis famílias precisaram deixar as casas devido ao risco de inundação.

Maria de Fátima Silva, que é do Satélite, revela ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme que mal pagou os prejuízos das últimas enchentes e teme que eles só aumentem. “No ano passado foi um sofrimento, fiquei sem geladeira por muito tempo, pois as enchentes acabaram com os meus eletrodomésticos. O meu medo é que o capítulo de 2022 possa se repetir este ano”, revela.

Dona Maria confessa que está sem saída e que não sabe até quando a população mais carente ficará a mercê dessa situação. “Se não há condições de moradia nessas localidades, o poder público deve tomar uma iniciativa tanto na infraestrutura e desassoreamento dos ribeirões, quanto na capacidade de conceder habitação digna a nós”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − 3 =