Pesquisa realizada pelo IPC Maps, uma empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, aponta que o brasileiro vem consumindo diariamente representativos volumes de álcool o que reflete em gastos no orçamento familiar.
Dados do instituto apontam que em 2022 foram gastos R$ 28,2 bilhões em bebidas alcoólicas, cerca de 10,5 % a mais que em 2021 período ainda sob influência da Covid-19, que apontou um alto consumo de álcool em razão do isolamento social.
Minas gerais respondeu por quase 10% deste montante R$ 2,8 bilhões, em 2021 foram R$ 2,6 bilhões gastos com bebida.
Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, apesar desse valor ter recuado um pouco em 2020, no auge (e por conta) da Covid-19, o setor deverá apresentar um crescimento moderado ao longo deste ano. “Apesar da procura por bebidas alcoólicas estar muito ligada aos hábitos de consumo de parte da população — principalmente a mais jovem, que vincula diversão ao álcool—, o rendimento do trabalhador não acompanhou a variação da inflação e, portanto, a expectativa é de que outras categorias econômicas aumentem a participação no orçamento familiar em 2023”, observa o especialista.
O Jornal SPASSO consultou diretamente o IPC Maps e levantou os valores gastos neste mesmo período pelos consumidores de Itaúna, Juatuba e Mateus Leme, e os valores também surpreendem, em Itaúna foram gastos R$ 16.203.001,00 e a cidade ocupa a 32ª posição no ranking das 50 cidades que mais consomem bebida alcoólica. Já Juatuba ocupa a 109ª posição no ranking estadual MG, totalizando R$ 3.698.113 em despesas com bebidas alcoólicas, em seguida vem Mateus leme Mateus Leme na 102ª posição com R$ 3.865.735 em despesas com bebidas alcoólicas.
Dados fornecidos pelo IPC Maps