Juatuba, Florestal, Igaratinga e Itabira estão implementando o Programa Procon Mirim, desenvolvido pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais. A iniciativa está sendo desenvolvida pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor desses municípios, com o apoio do Procon-MG, Procon locais, Secretarias de Educação e outros parceiros. Recentemente, educadores e educadoras das localidades receberam exemplares da cartilha Procon Mirim: formando consumidores conscientes.
Dezessete escolas públicas dos quatro municípios receberam 800 cartilhas, além de cartazes e camisetas, garantindo, assim, a continuidade da implementação do Programa Procon Mirim e propiciando a expansão dos conhecimentos sobre direitos e defesa do consumidor.
O Programa Procon Mirim tem foco na ampliação da educação para o consumo por meio da formação de educadores. A partir de treinamento em plataforma de EaD e de material educativo, ambos oferecidos pelo Procon-MG, esses educadores trabalham os direitos dos consumidores em atividades na sala de aula, incentivando seus alunos a refletirem sobre seus direitos.