Após a devastação causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, milhares de brasileiros se uniram em uma missão de apoio às vítimas. Em todo país, influenciadores e pessoas anônimas intensificam esforços na arrecadação de alimentos, água e outros itens de necessidades básicas para os atingidos. Esse movimento de solidariedade tem ganhado força também em Juatuba e Mateus Leme.
Em Juatuba, a monitora escolar Júlia Lucas, uma jovem de 21 anos que mora no bairro Cidade Satélite, mobilizou sua família e vizinhança para arrecadar donativos. Impulsionada pela comoção diante das imagens e relatos de tragédias, ela decidiu iniciar o movimento na cidade. “Ao ver tantas crianças e pessoas desaparecidas, me senti profundamente tocada. Afinal, um dia poderia ser nós necessitando desse auxílio, e certamente gostaríamos que alguém nos estendesse a mão “, reflete.
Após intensa divulgação e compartilhamento por lideranças locais, a iniciativa tem rendido resultados. “Já conseguimos roupas, cobertores, itens de higiene e brinquedos para as crianças e agora, buscamos alimentos não perecíveis, água e até mesmo ração para os animais de estimação que também foram afetados”, diz.
As doações estão sendo recebidas na residência da família, na Rua José Manoel da Fonseca, 195, no bairro Cidade Satélite. A comunidade tem até este domingo, às 8h, para contribuir. A família irá levar pessoalmente dos donativos para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, um dos centros de recebimento de doações. Para mais informações, os doadores devem entrar em contato pelo (31) 99343-2400.
Já em Mateus Leme, a mobilização ganha forma por meio da prefeitura, que está organizando a arrecadação. Em publicação nas redes sociais, o prefeito Dr. Renilton Coelho faz um apelo conclamando a população a se juntar a essa nobre causa.
“Convido todos vocês a participarem dessa ação importante em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Estamos arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e roupas para enviarmos em colaboração com o Governo do Estado de Minas”, destacou o prefeito em suas redes sociais.
As doações podem ser entregues no Espaço Servir, na Rua Miguel Alves da Silva, 890, Centro, próximo à UPA, das 7h às 16h, até o dia 16 de maio.