Em visita a Juatuba nesta semana, representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Centro-Oeste, anunciou que o município receberá uma base descentralizada do Samu.
As bases descentralizadas existem em 23 municípios da região e informações apuradas pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme apontam que o município pode receber duas ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Avançado, cada uma tripulada com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista para atender também Mateus Leme. A logística da distribuição de ambulâncias é feita através de estudos para que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância, demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região.
Para a escolha de Juatuba como base do Samu também foram levadas em consideração as estradas, acessos, rodovias e estradas rurais, o perfil epidemiológico do município e a futura instalação do Hospital Regional, que será construído com recursos da Vale. Além de insumos estão previstas também a entrega de equipamentos médicos para as ambulâncias, uniformes e equipamentos de Proteção Individual para os profissionais e equipamentos de informática para a central e base descentralizada.
Tempo de implantação
Durante a reunião da Câmara, o líder do prefeito, Jurandir dos Santos, revelou que em conversa com a Secretária de Saúde, Amélia Augusta, foi informado que provisoriamente a base descentralizada será instalada na antiga sede da Polícia Militar, próximo da entrada do município, com acesso a outras rodovias. Segundo o vereador, a prefeitura pretende construir a sede própria do SAMU, próximo à sede provisória.