Lenda sobre a Serra do Elefante é destaque na Academia de Letras do Brasil

0
1162

Um conto unindo ficção e realidade, da escritora e professora Maria Mendes, sobre a Serra do Elefante, faz parte da IV Coletânea Prosa & Verso da Academia de Letras do Brasil, edição de Minas Gerais. Escrito em 2019, a “Lenda Sobre a Serra do Elefante” traz uma narrativa fantasiosa sobre o cartão postal de Mateus Leme.

Maria Mendes conta que a maioria de suas histórias remete ao sentimento de pertencimento, além de relembrar versos e lendas contados por pessoas tradicionais do município. ”Com exemplos bem definidos, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. É isso que eu sempre busco nas minhas obras: trazer à tona a história através da fantasia. Além de é claro, retratar meu amor por Mateus Leme e pela belíssima Serra do Elefante”, conta.

Em tempos de isolamento social, Maria Mendes aflorou a criatividade e, ano passado, escreveu a “Lenda da Serra Sombria”, abordando a pandemia e disse que está em andamento a 2° edição da VI Coletânea da Prosa e Verso da Academia de Letras do Brasil, edição de Minas Gerais, e os recursos serão revertidos em prol de obras sociais. A escritora destaca ainda que vai reunir todas as lendas que escreveu em um único livro, que terá o título: Lendas Contemporâneas.

A autora

Maria Mendes ocupa uma das cadeiras da Academia de Letras do Brasil, representando Mateus Leme e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A escritora é autora de quatro livros: Poesias com sentimentos; Sob a nuance acinzentada da terra; A cortina da existência e a Lenda do Cavalo Multicor (infanto-juvenil). A autora participou também de sete antologias acadêmicas da Academia de Letras do Brasil e do livro Confraria Muro dos Poetas & Poetas, com trechos de suas poesias que estão pintadas nos muros do bairro Santa Tereza, em BH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + catorze =