Acordo da Vale: UBS Serra Azul é reformada e entregue à comunidade

0
97

O distrito de Serra Azul já conta com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reformada e equipada com recursos do Acordo de Reparação do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho.
A obra foi inaugurada ontem pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e pela a Defensoria Pública de Minas Gerais. A cerimônia de descerramento contou com a presença do governador Romeu Zema.

“Esta é mais uma obra fruto do Acordo de Reparação. E, quando se fala em saúde, para mim é muito gratificante, pois aquelas pessoas que se foram e que, infelizmente, não voltam mais, hoje estão salvando vidas em Minas Gerais, com essas novas unidades de saúde. Esses recursos estão se transformando em UBS em todo o estado, em hospitais regionais e investimento em equipamentos modernos e de qualidade. E tenho a certeza de que isso vai salvar muitas vidas”, disse o governador. Pelo acordo, as entregas e melhorias envolvem 24 Unidades Básicas de Saúde.
No evento desta sexta-feira, uma placa em homenagem às vítimas também foi instalada no local.

Melhorias

A entrega na cidade faz parte de um projeto que prevê a reforma e a equipagem de quatro unidades básicas de saúde em Mateus Leme. O investimento previsto é de R$ 14,5 milhões. A iniciativa foi definida após Consulta Popular e está sendo executada pela prefeitura. Ainda em Mateus Leme estão previstas intervenções nas UBS Azurita, Imperatriz e Santa Bárbara.

Feira Livre

Mateus Leme conta com 15 projetos de fortalecimento do serviço público definidos no Acordo de Reparação, em áreas como saúde, desenvolvimento social, infraestrutura e agricultura. Destes, quatro foram concluídos, nove estão em execução e dois encontram-se em fase de detalhamento pela Vale (para posterior execução).

Entre os concluídos está a estruturação de feiras livres. Antes da vistoria as obras da UBS, o governador Romeu Zema conheceu a Feira Livre Mário Totonho, reforçada após o projeto que entregou dez kits-feira com cerca de 800 itens, entre barracas, carrinhos, balanças, caixas plásticas e jalecos. Os feirantes do município também passaram por curso de capacitação.

“É uma satisfação ver essa melhoria, que é resultado de um esforço da prefeitura e, também, do Governo de Minas, que destinou recursos para essa feira por meio do acordo. E, para mim, como governador, é muito bom ver que a vida das pessoas está melhorando e que o Estado e a Prefeitura foram responsáveis por isso. Neste caso, retirando essas pessoas que antes ficavam na calçada vendendo seus produtos e que têm, agora, um lugar seguro e organizado, inclusive melhorando a vida de quem compra também”, finalizou o governador.