“É só chover que o Eldorado alaga”, reclamam moradores da rua Itaúna

0
90

Todos os anos, moradores da rua Itaúna, no bairro Eldorado, em Juatuba, vivenciam o mesmo pesadelo na época de chuvas. A artesã Sara Rodrigues, que está construindo uma casa no local, compartilhou com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a história de luta dos moradores contra as enchentes que, ano após ano assolam a via.

“Esse alagamento que acontece todo ano é a mesma coisa”, desabafa Sara. Ela explica que as inundações se repetem, trazendo não apenas transtornos, mas também danos materiais às residências. O problema, segundo ela, persiste há mais de uma década, quando a rua foi calçada sem que o sistema de drenagem adequado tenha sido feito.

A falta de investimento em infraestrutura básica é apontada como a principal causa do problema. Sara relembra que, há mais de 15 anos, foi instalada uma manilha de tamanho insuficiente para suportar o volume de água durante as chuvas. Desde então, a prefeitura não tomou nenhuma providência para resolver a questão. “É um transtorno que acontece todo ano. Choveu, alaga”, lamenta.

Apesar dos esforços da comunidade local, incluindo visitas frequentes à prefeitura e solicitações aos vereadores, a situação permanece sem solução. “Eu já fui na prefeitura, e pedi a vários prefeitos e também a muitos vereadores para nos ajudar a resolver este problema.

Recentemente, com as chuvas intensas, a situação se agravou ainda mais. Sara conta que seu irmão enviou fotos do estado da rua após uma tempestade, demonstrando a impossibilidade de transitar pelo local. “A gente paga IPTU e quer poder, pelo menos passar na rua. Na rua Itaúna não passa nem pedestre e nem carros quando chove”, desabafa Sara, expressando a frustração e impotência diante da situação.

Caixa coletora quebrada dificulta vida dos moradores do bairro Diamantina

Os moradores do bairro Diamantina, próximo à Tiberina, não se cansam dos problemas que enfrentam, principalmente porque a entrada do bairro, pela BR 262 é perigosa tanto para pedestres, quanto para veículos.

Nossa reportagem foi acionada por uma moradora do bairro que pediu para que registrássemos mais uma dificuldade que a população está enfrentando. Uma caixa coletora foi destruída e causa ainda mais transtornos para quem mora no bairro.

Nossa reportagem procurou a Triunfo Concebra, concessionária responsável pela via, que informou através de nota que uma equipe de conservação vai até o local indicado na próxima segunda-feira, dia 19, para verificar a situação. “Caso seja identificado que a caixa coletora é de responsabilidade da concessionária, uma nova tampa será confeccionada e colocada no local.

Buracos e mato no bairro Satélite

“Avenida JK no bairro Satélite, além do mato alto está cheia de buracos que mais parecem crateras”. O desabafo foi de um internauta que enviou um vídeo caminhando pela via para mostrar a situação do bairro.

O grande volume de chuva que caiu em Juatuba na tarde da quarta-feira de cinzas deixou um rastro de destruição na rua Antônio Dias, próximo à pousada Mangabeiras, no centro da cidade. Um vídeo mostrando a água invadindo a rua e uma casa foi enviado à nossa

reportagem pelo leitor do Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Natanael Fernandes. Segundo ele, o patrolamento feito na parte de cima da linha, foi responsável pelo entupimento de vários bueiros. “Com a chuva forte que caiu na cidade na última quarta- -feira, a correnteza transbordou a linha do trem, invadiu a rua e as casas. Imagens impressionantes, durante uma chuva que durou cerca de 40 minutos, mostram a garagem inundada e o morador indignado, afirmando que água já havia chegado ao rodapé da construção.