Juatubense morre depois de ser arrastado pela enxurrada

0
101

A chuva forte que caiu na tarde da última quarta-feira (14), provocou muitos transtornos em Juatuba, mas o resultado da força da natureza, aliado ao descaso do poder público com as vias do município, deixou um saldo trágico:  a morte de Joel Oliveira, de 56 anos. Ele foi arrastado por mais de 800 metros pela enxurrada que tomou conta da rua Braúnas, no bairro Eldorado, quando tentava chegar em casa, atravessando a via que está cheia de buracos, decorrentes da erosão causada por uma obra inacabada da prefeitura, para a instalação de manilhas.

Apesar de ser de terra, a rua Braúnas é a principal via de acesso da comunidade do bairro Eldorado que precisa enfrentar diariamente muitos riscos para poder transitar pelo local. Em vídeo, o tio de Joel, José Maria, afirmou que “as manilhas estão pretas, pois estão há mais de dois anos no tempo, aguardando a prefeitura acabar a obra. É uma situação muito difícil. Um pedacinho de rua, sem asfalto, sem calçamento”.

O irmão da vítima, Luiz Oliveira, conta que Joel estava indo para casa, quando foi arrastado pela força das águas. Ele caiu na vala aberta para a instalação das manilhas e o corpo foi encontrado por uma vizinha, cuja residência fica em frente ao local até onde a vítima foi arrastada.

Luiz conversou com a reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme e indignado afirmou que a tragédia poderia ter sido evitada se a rua tivesse pavimentação e drenagem pluvial ou se a prefeitura não estivesse arrastando a colocação das manilhas há mais de dois anos. “Falta um pouco de piedade nisso aí. Quantas tragédias ainda vão acontecer?”, desabafou.

Ele disse ainda que as valas abertas para receber as manilhas representam um risco diário para os moradores e também impossibilitam o acesso de veículos. “Dependendo do carro, não passa na rua. Aqui não tem calçamento, não tem nada. Já fizemos muitas solicitações à prefeitura e nada foi feito”, reclama Luiz.

Descaso público e tragédia anunciada

Pela internet, foram inúmeras as mensagens de solidariedade e de indignação com a morte de Joel. Muitos juatubenses lembraram que ano passado, o vereador Ted Saliba visitou o local, para denunciar a falta de infraestrutura, apontando o risco que a ausência de manilhas para o escoamento adequado das águas pluviais significava para a população.

Em novo vídeo, gravado na tarde de ontem, Ted afirmou que está aguardando a prefeitura dar uma posição sobre a obra parada e sobre a responsabilidade da tragédia. “Logo após a denúncia que fizemos, um assessor da secretaria de infraestrutura minimizou a situação. Até zombaram e agora quero ver quem vem aqui conversar com a família”.