A concessionária AB Nascentes das Gerais, que administra o sistema MG-050/BR-265/BR-491, divulgou que foram registradas no primeiro semestre 311 ocorrências com animais de grande porte nas rodovias sob sua responsabilidade. Para evitar acidentes, viaturas de inspeção de tráfego percorrem a MG050 e o caminhão boiadeiro realiza a apreensão dos animais soltos que vão para a fazenda laboratório da UNIFOR-MG, em Formiga, instituição que possui um convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. De acordo com a concessionária, os animais apreendidos ficam 60 dias à espera dos donos e, após esse período o Estado os leva à leilão.
Uma das ações desenvolvidas pela concessionária para diminuir a incidência de animais na pista é a campanha “Visitas Rurais: Sem bicho nem lixo”, em que a equipe do Plano de Gestão Social realiza visitas aos proprietários rurais, com panfletos e informações, cujo objetivo é sensibilizar e conscientizá-los sobre as questões relacionadas à importância da manutenção das cercas e da guarda dos animais. Durante as abordagens também há orientação sobre o descarte incorreto do lixo e a prática de queimadas às margens da rodovia.
Lixo atrai animais
Segundo a AB Nascentes, de janeiro a maio, mais de 29,85 toneladas de lixo já foram retiradas das margens do sistema MG-050. Com o lixo, o risco de acidentes com animais aumenta em locais onde motoristas e pedestres descartam resíduos de forma irregular.