Dia internacional da Síndrome de Down comemorado com vários eventos na APAE de Mateus Leme

0
34

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, foi marcado por um dia de atividades na APAE de Mateus Leme. Shows musicais e outras ações animaram o evento, que teve como lema “Meias Trocadas”, incentivando o uso de meias coloridas e diferentes para aumentar a visibilidade da causa e promover a inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas possuem essa condição e a expectativa de vida aumentou significativamente nas últimas décadas, chegando a 60 anos. Na área da educação, 85% das crianças com Síndrome de Down frequentam a escola regular, um progresso notável. No entanto, a taxa de emprego ainda é baixa, em torno de 20%, evidenciando a necessidade de ações para garantir a inclusão no mercado de trabalho.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é um marco legal que garante direitos e promove a inclusão social com a implementação de diversas políticas públicas nas áreas como educação, saúde, trabalho e assistência social.

A Importância da discussão

O Dia Internacional da Síndrome de Down é um momento crucial para celebrar as conquistas, mas também para destacar os desafios que ainda persistem. É fundamental manter viva a discussão sobre o tema, conscientizando a sociedade sobre a importância da inclusão e combatendo o preconceito e a discriminação.

O evento na APAE de Mateus Leme foi um passo importante na jornada pela inclusão. Através da união de esforços e do compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, poderemos garantir que todas as pessoas com Síndrome de Down tenham seus direitos plenamente respeitados e possam viver com plenitude.