A história de Mateus Leme começa no século XVIII, mas, no local, a emancipação chegou depois do trem e mostrou que as locomotivas foram fundamentais para o progresso da região. O programa Estações, da Rede Minas, veiculou reportagem essa semana evidenciando o cotidiano dos moradores e contou um pouco da história da cidade com uma visão remetida ‘a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, que atualmente é a Linha Garças-Belo Horizonte, ligando o município de Iguatama à capital mineira.
A equipe do programa desembarcou no Distrito de Azurita e ouviu histórias como a da aposentada Maria Augusta: “posso te dizer que 95% da população de Azurita, no passado, foi ferroviária. Na frente da antiga estação, ela e outros moradores relembraram como as casas e comércios surgiram para atender a demanda da locomotiva que cruzava o lugarejo e seguia para diversos destinos.
Outro destaque do programa foi a Serra do Elefante, que recebeu um povoado formado pelos garimpeiros que desbravaram Minas Gerais em busca de ouro e diamantes. Outro ponto mostrado pela reportagem foi a Estação da Cidade, que hoje abriga mostras de arte e Cultura. O programa pode ser assistido no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.