Mateus Leme e Juatuba iniciam fumacê para combater o mosquito transmissor da dengue

0
98

Uma operação fumacê está sendo realizada pela prefeitura de Mateus Leme, como estratégia de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A pulverização do repelente teve início no último dia 21 na área central, em seguida em Concenza, Santa Luzia, N.S. Aparecida e Vista Alegre e no dia 22 foi feita no bairro N. S. do Rosário, Araçás e novamente e outros pontos da área central. Neste sábado, 23, o fumacê será aplicado nas ruas de Azurita e Imperatriz. O segundo ciclo de aspersão contemplará nos dias 24,25 ,26,27,28 e 29 de março os bairros e área central já visitados nos primeiros dias. A Secretaria de Saúde, pede aos moradores das localidades que mantenham as portas e janelas abertas e, quem possuir pássaros em gaiolas ou criadouros que os cubram com panos e após a passagem do carro fumacê façam a troca das águas dos animais de estimação.

Muitos casos

As medidas de combate ao mosquito vetor da dengue se justificam em razão
do elevado número de contaminação em todo o país. Os números avançam a cada semana e, no balanço do dia 21, havia em Minas Gerais 690.628 casos prováveis, 261.402 confirmados e o número de mortes subiu para 116 confirmadas e 418 em investigação. Em Mateus Leme, já somam 2.186 prováveis e 1.985 confirmados e quatro mortes confirmada.

Juatuba também está em alerta

A Prefeitura de Juatuba também começou o fumacê em várias regiões do município e, na quinta-feira, foi aplicado o inseticida nos bairros Cidade Nova II, São Jerônimo e Canaã. Ontem, foi a vez dos bairros Satélite I e II.

A ação tem continuidade nesta segunda-feira, dia 25, nos bairros Boa Vista e Jardim da Boa Vista das 6h às 9 h da manhã, Cidade Nova I e área Central das 16h30 às 21h. Em Juatuba, já
foram registrados 1.076 casos prováveis e 264 confirmados e um óbito está em investigação.

Região central mobilizada

Os 39 municípios da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, dentre eles, Juatuba e Mateus Leme, estão mobilizados no enfrentamento à chikungunya, dengue e zika doenças que estão em crescimento nos últimos meses. O comparativo entre os números de casos confirmados até a 10ª semana epidemiológica de 2023 e 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, apresenta aumento de 869% em relação à dengue nos municípios da URS-BH.