Mateus Leme perde postos de trabalho após fechamento repentino de grande empresa

Guilherme do Depósito fez pedido de informação à Prefeitura, questionando se empresário havia buscado ajuda do poder público antes de decidir fechar o empreendimento

0
426

Os mateus-lemenses levaram um grande susto esta semana após o anúncio do fechamento da empresa Sogefi Filtration Do Brasil, que fica localizada na Rodovia MG 050, no bairro Vila Suzana. A empresa, que foi fundada em 1995 fabricava artefatos de material plástico para uso industrial.

O assunto foi discutido na reunião da Câmara desta semana, e que os vereadores elogiaram o empreendimento e disseram que o fechamento da empresa será “uma grande perda para a cidade”. Alguns parlamentares afirmaram ainda não saber o motivo do fechamento da Sogefi, já que o anúncio foi repentino e sem explicações.

Para se inteirar da situação e do encerramento das atividades da empresa, o vereador Guilherme do Depósito protocolou um pedido de informação ao executivo municipal, questionando se houve alguma reunião da prefeitura com os gestores da empresa, afim de entender o fechamento da unidade e a busca conjunta para encontrar alternativas para evitar o fim do empreendimento. O pedido de informação foi aprovado por unanimidade.

Dados do Caged mostram mais demissões em Mateus Leme

Reflexos do fechamento de empresas em Mateus Leme já começaram a aparecer em maio. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, plataforma oficial do Ministério do Trabalho, apontam que Mateus Leme registrou saldo negativo de 29 empregos, pois o número de demitidos superou o de admitidos. As empresas da cidade admitiram 258 trabalhadores, mas demitiu 287.

Juatuba que vinha perdendo postos de trabalho desde o início do ano, mostrou leve recuperação. A cidade admitiu no mês de maio 397 pessoas e desligou 331, ficando com um saldo positivo de 66 postos de trabalho, o que é pouco, mas sinaliza melhora.

Dado interessante, da mesma plataforma, mostra que no mesmo período de 2022, Mateus Leme tinha um saldo positivo de 50 postos de trabalho. Já Juatuba superou o município vizinho à época, com 109 postos de trabalho positivos.