Mateus Leme promove terceiro encontro Feliz Idade com várias atividades e muita descontração 

0
212

A prefeitura de Mateus Leme realizou esta semana o terceiro encontro do projeto Encontro Feliz Idade, voltado para o público da terceira idade do município. Mais de 50 participantes acima de 60 anos, desfrutaram de uma tarde com muita animação, lanche e atividades de bem-estar. Durante o evento, o público se divertiu com dança de forró e também relaxou com as oficinas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. No local, eles puderam conferir gratuitamente aferição de pressão, além de receberem orientações sobre o processo de envelhecimento. Para os cuidados da mente e do corpo, tiveram sessões de alongamento, ginástica e lian long, uma prática milenar que  desenvolve a flexibilidade, a força e equilíbrio, evitando tropeços e quedas, incidentes comuns à população idosa. 

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Michelli Fabianna, o principal objetivo do projeto é oferecer a convivência e fortalecimento de vínculos. “Por meio dessas ações é possível manter a qualidade de vida da pessoa idosa promovendo bem-estar e equilíbrio emocional e psicológico, além de contribuir para superação de desafios, criando e estreitando laços de amizades”, diz. 

Os encontros são realizados mensalmente e fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria. “O município trata o envelhecimento como algo que deve ser saudável, com autonomia, protagonismo, valorização e reconhecimento dos idosos. Mas, principalmente respeito, pois falar de nossos idosos é falar de nossa história”, enfatiza a secretária. 

Além da tarde de convivência, a comunidade com mais de 60 anos de Mateus Leme também conta com atendimento social semanal voltado para as questões da terceira idade. Esses atendimentos orientam, informam, promovem a convivência familiar e comunitária. “São também realizados encaminhamentos para a rede de políticas públicas e concretização de direitos”. A equipe ainda está atenta à segurança e bem-estar dos idosos. “Caso haja alguma percepção de violação de direitos, os profissionais do Projeto Feliz Idade agem para solucionar a violação, comunicando os órgãos competentes”, revela. 

Ampliação das ações sociais para a terceira idade

Segundo a secretária, o objetivo da administração é ampliar os serviços voltados e outros bairros devem receber a iniciativa. “Está no planejamento iniciar os encontros itinerantes nos distritos de “Azurita, Serra Azul e Sítio Novo”, levando acesso e informação aos idosos das regiões mais afastadas”. 

Outra proposta é ampliar a frequência do Terceira Idade e oferecer oficinas semanais. “A previsão é que os encontros aconteçam às terças-feiras à tarde e que nas quintas feiras haja oficinas para os idosos”, finaliza Michelli.