Nascido e criado em Azurita, Iury Martins, 20 anos, conhecido como MC Martzin, representou muito bem a cidade e toda Minas Gerais na final nacional do FrancaMente 2022, uma das principais batalhas de rima do Brasil.
Promovido por uma marca de energético, a terceira edição do evento de rap ocorreu no último final de semana, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. E podemos dizer que o jovem brilhou, pois venceu a competição num formato mata-mata com chaveamento, levando o nome de Mateus Leme em nível nacional.
Para conquistar o título de melhor MC do país no FrancaMente deste ano, o jovem foi um dos selecionados na etapa Belo Horizonte, realizada no último dia 14 de abril, no Sula Beagá. Com batalhas acirradas e marcadas por muito improviso e criatividade, Martzin conquistou o segundo lugar mais alto do pódio, ficando atrás apenas do carioca NEO.
O evento que contou com a participação de 16 MCs, é inspirado e considerado na versão de língua portuguesa de uma das maiores competições de rap do mundo, o Red Bull Batalla, que já conta com 15 edições históricas e um público que somou 17 mil inscritos em um único ano.
Martzin revela que é a segunda vez que ele participa da competição nacional. Em 2021, ele já havia se classificado para a final do FrancaMente. “Minas Gerais sempre teve excelentes Mc’s e é uma responsabilidade muito grande ser o representante de um estado imenso e também representar o sonho de muitos mineiros que dividem comigo o sonho de representar o estado em um evento nacional” conta Martzin.
“O sentimento agora é de dever cumprido e de realização, por ter conseguido cumprir meu papel de inspirar pessoas e fazer com que elas consigam sonhar em chegar longe”, finaliza o MC.