Em abril os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de lei que previa a abertura de crédito suplementar no valor de cerca de R$4,1 milhões para serem aplicados em obras de infraestrutura, principalmente na reconstrução das pontes que desabaram com as chuvas do início do ano. Os recursos seriam utilizados para a reconstrução das pontes na Vila do Raul, Santa Cruz, Ponte de Areia, Sesmaria, Cachoeira e Caxambu, além de conservação e melhorias das estradas vicinais.
Depois de três meses da aprovação da abertura de crédito suplementar e de o Governo Federal ter autorizado a liberação de mais de R$752,2 mil para as intervenções, os moradores das localidades afirmam que o acesso de terra e a ponte provisória de madeira sequer foram retiradas para a reconstrução do novo acesso. Em denúncia encaminhada ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a população teme ficar ilhada novamente com o período das chuvas.
“Falam que vão iniciar as obras, que o processo está em fase de licitação, mas a situação é caótica aqui na Vila do Raul”, revela a cidadã Magna Canteiro.
Os moradores da Comunidade de Cachoeira também reclamam que a ponte antiga, que foi destruída com as últimas enchentes, continha apenas com manilhas e terra batida. “Se as chuvas vierem, e ocorrerem novas enchente vai levar tudo embora novamente. Antes dos alagamentos na região, o acesso já era bem precário, agora piorou bastante”, disse outro morador.