Na semana do cooperativismo, experiências bem-sucedidas das cooperativas de Juatuba e Mateus Leme

0
425

O cooperativismo surgiu na Inglaterra no final do século XVIII e é do associativismo de cooperação que nascem as propostas de colaboração entre pessoas com o mesmo propósito de empreender algum negócio, modificar o cenário político, social e econômicos das cidades e das pessoas. 

A ideia de trabalhar junto, no mesmo diapasão, e alavancar econômica e socialmente a proposta de muita gente fez surgir em cidades como Juatuba e Mateus Leme cooperativas de transportadores, de crédito, de coleta e reciclagem de lixo, entre outras. 

E é para marcar as ações de responsabilidade social que o movimento cooperativista incentiva e fomenta, que desde 2009 é comemorado o Dia C ou Dia de Cooperar, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado. O Dia C aconteceu no último sábado e as atividades se estendem até o final dessa semana.

Recém-chegada em Juatuba

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme conversou com o diretor executivo da Sicredi Região Centro, Luiz Alberto Machado Lopes, sobre a atuação da instituição. Ao todo, 108 cooperativas integram o Sistema Sicredi Região Centro RS/MG e a primeira unidade foi fundada em outubro de 1914, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Atualmente o grupo conta com mais de 85 mil associados e mais de 400 colaboradores, distribuídos nas regiões centro do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Segundo Luiz Alberto, o Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento das cidades onde a cooperativa está presente.

Entre as várias iniciativas implementadas no Dia C pelo Sicred estão o desenvolvimento de oficinas com temas como compostagem, culinária, saúde mental, hábitos saudáveis, gestão de carreira para mulheres empreendedoras, consumo consciente, formas de reutilizar a água e inclusão de idosos na era digital. Outras ações propostas são atividades físicas ao ar livre e ações de incentivo à leitura com a participação de contadores de histórias.

“Vale destacar que para comemorar a chegada do Sicredi na cidade presenteamos o município com um letreiro com a descrição ‘Eu Amo Juatuba’ na entrada da cidade”, lembra Luiz Alberto Machado.

A Cooperativa iniciou processo de expansão em Minas em 2019 e hoje conta com seis agências no estado, a recém-inaugurada em Juatuba, outra em Betim e mais quatro em Belo Horizonte. Neste mês serão inauguradas as agências de Caeté, Sarzedo e Contagem. Nacionalmente, o Sicredi possui seis milhões de associados e está presente em todo o Brasil com mais de 2,2 mil agências. E pelo 9º ano consecutivo, ficou entre as melhores empresas para se trabalhar no país.

Atualmente, o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente em 230 municípios, onde atende mais de 350 mil associados, promovendo a inclusão financeira de 992 mil habitantes. 70,5% das agências estão em cidades classificadas como carentes ou rurais. 86% dos associados estão em cidades com até 100 mil habitantes.

O Diretor da Sicredi Luiz Alberto Machado Lopes, lembra que a Cooperativa tem suas raízes no agronegócio, porém atualmente atende todos os segmentos, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Agronegócio. Além disso, ao se associar, o cooperado adquire uma pequena cota da sua cooperativa, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados.

Sicoob Crediuna realizou ações solidárias na região

Também presente nas ações da Semana do Cooperativismo, o Sicoob Crediuna, presidido por Luciano Olímpio Guimarães, mostra que além da atuação nos negócios financeiros dos cooperados, está presente nas parcerias em diversos empreendimentos socioculturais da região.

A Cooperativa de Crédito Rural de Itaúna Ltda iniciou as atividades em 1989, com 20 associados, que se uniram para constituir a Crediuna, que a princípio se destinava apenas aos produtores rurais, com o objetivo de facilitar o custeio da produção agrícola e pecuária. Atualmente, a cooperativa possui mais de 15 mil associados, estando presente também em Mateus Leme.

Segundo Luciano Guimarães, o Sicoob Crediuna está sempre participando e promovendo ações sociais que possam ajudar a contribuir com a comunidade, reforçando assim todos os valores que abrangem o cooperativismo.

“Associação com jeitinho de Cooperativa”

Esperança, sonhos, conquistas e reconhecimento é a ordem cronológica correta da história da ASCALEME, Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme que surgiu em 2008, quando a crise afetou a maioria dos municípios brasileiros e mais de 30 famílias foram parar nos lixões da região. Sem condições de se manter e também garantir o sustento dos filhos, homens e mulheres começaram a separar materiais reciclados do lixo, em um ambiente inóspito em que os caminhões chegavam e despejavam o que era desprezado pelas famílias da cidade.

Segundo a presidente da Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme, Eliane Oliveira, a entidade funciona hoje seguindo o modelo de Cooperativas de catadores. Atualmente, a ASCALEME tem sete cooperados, que atuam como colaboradores na separação de materiais reciclados. “A entidade já atua na coleta em pequenos distritos de cidades vizinhas como é o caso de Juatuba. A ideia é ampliar os trabalhos e aumentar o número de cooperados, mas para isso, precisamos de mais conscientização e ajuda para melhorar a coleta no município. O ideal é que seja implementada a coleta seletiva na cidade”, pontua.

Segundo Elaine, as principais conquistas nos últimos meses foram novos parceiros e a aquisição de equipamentos para ajudar na triagem da reciclagem. “Recentemente ocorreu o 1º Encontro de Redes Locais de Mateus Leme com a finalidade de propor a reestruturação da coleta seletiva em todo o município. O encontro e as tratativas se estenderão nos próximos meses, este já é um presente e uma forma de comemorar o mês do cooperativismo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove − três =