Além da crise política tanto em Mateus Leme, que tem um prefeito cassado, quanto em Juatuba, onde o chefe do executivo está no segundo mandato e não poderá mais disputar o pleito, os municípios estão vivenciando um problema comum: um verdadeiro caos na infraestrutura.
Conforme já publicado diversas vezes no Jornal de Juatuba e Mateus Leme, os vereadores estão destinando boa parte dos expedientes das reuniões semanais para cobrar das prefeituras providências com relação aos buracos, inexistência de calçamento e asfalto, mato alto e acúmulo de lixo nas duas cidades.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme também vem recebendo uma série de reclamações sobre a falta de manutenção das vias. Uma denúncia que chegou à reportagem por meio de uma gravação foi das ruas do bairro Castelo Branco, que se transformaram em profundas crateras devido às chuvas e à falta de manutenção.
De acordo com moradores, a tubulação da Copasa rompeu devido às erosões e a situação é pior nas ruas é 17 e 19, que já não existem mais. A comunidade salienta que ônibus e ambulâncias conseguem trafegar e, apesar de pagarem IPTU não têm qualquer benefício do poder público.
E as reclamações são as mesmas no Distrito de Francelinos, Samambaia, Satélite, Cidade Nova e em estradas vicinais, que estão repletas de crateras. Segundo os moradores de diversas regiões “são só promessas na época de eleição e nada é feito”.
O sentimento dos moradores de Mateus Leme é que também estão esquecidos. O bairro João Paulo II já foi tema de inúmeras reclamações e promessas. No ano passado, o prefeito solicitou à Câmara suplementação orçamentária de R$15 milhões para asfaltar o bairro, mas até hoje os moradores não viram a cor do asfalto. O mesmo acontece com os moradores das regiões de Jardim de Alah, Mangabeiras, Vila Suzana e até nos Distritos de Azurita e Serra Azul.
Vídeo de deficiente tapando buraco com terra viraliza
As reclamações são as mesmas, semana após semana e, a maioria dos moradores de Mateus Leme cobra o mínimo de dignidade e também que a prefeitura faça obras de infraestrutura para atender às comunidades de diversos bairros.
Esta semana um vídeo viralizou nas redes, após um internauta flagrar um senhor tapando buracos de uma estrada rural. Com apenas um braço, Bita, como é conhecido da comunidade onde mora, usa uma pá de terra para tapar buracos da estrada. No vídeo, o internauta descreve a ação e cobra a manutenção das vias do município.
“O morador arrumando a estrada porque a prefeitura não patrola. O povo não aguenta arrumar pneu e suspensão dos veículos e o Bita com um braço só, faz o serviço que a prefeitura deveria fazer. Onde estão as máquinas, porque dinheiro para festa tem”, questionou o internauta.