Mostra de produções marca encerramento do “Revelando o Patrimônio” em Mateus Leme e Igarapé 

Programa trabalhou o reconhecimento de patrimônios locais com professores e alunos da rede pública de ensino

0
410

“Foi uma verdadeira descoberta”, resume Andreza Ferreira dos Santos, professora da Escola Municipal Dona Ilza Maria de Jesus, uma das beneficiadas pelo programa “Revelando o Patrimônio”. Nos últimos meses, a iniciativa capacitou professores de escolas públicas de Mateus Leme e Igarapé com o objetivo de incentivá-los a trabalharem a pesquisa científica na rotina escolar. Nas cerimônias de encerramento nas duas cidades, mostras de produções expuseram os trabalhos feitos pelos alunos no chamado inventário pedagógico. 

Nesse processo, os estudantes foram orientados pelos professores e reuniram informações sobre patrimônios culturais dos seus munícipios, por meio de imersões em campo e aulas de técnicas de registro. A metodologia utilizada foi desenvolvida pelos profissionais da Compreender Consultoria, realizadora do projeto. O resultado: apresentações artísticas e exposições que remeteram à identidade de cada localidade. As mostras foram realizadas na Escola Municipal Dona Lúcia Dias, em Mateus Leme, e no Ceci, em Igarapé.

Autoridades locais, comunidade e familiares marcaram presença no evento e se emocionaram. “Na Serra Azul, nossa produção é na agricultura, na horta. Então, muitos pais trabalham ou já trabalharam na horta e alguns alunos decidiram falar sobre isso, algo que eles já conhecem, que dominam muito e que é sinônimo de patrimônio. Eles até plantaram, foi um sucesso”, completa Andreza.  

O projeto contou com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em busca de proteger e salvaguardar o patrimônio natural e cultural, incluindo o material e imaterial, e contribuir para a relação de pertencimento das comunidades com esses bens. 

“Esse projeto tem valores muito importantes. É interessante pensar que tudo o que conhecemos e respeitamos, protegemos com mais afinco. Para a Mineração Usiminas, é um orgulho contribuir para o fortalecimento da autonomia e proteção do patrimônio histórico das comunidades das quais somos parte”, declara Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas.