Desde o início deste mês, por orientação da coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações, as Secretarias de Saúde de Juatuba e Mateus Leme passaram a disponibilizar em todas as unidades de saúde dos municípios a vacina meningocócica C (Conjugada), voltada à imunização da Meningite C.
A Meningo C é administrada em esquema de etapas, a primeira será voltada a pessoas de 16 a 30 anos que não tenha tomado a vacina. A segunda será para trabalhadores da Saúde de 16 anos ou mais que não tenha tomado o imunizante. A terceira etapa será aplicada nos trabalhadores da Educação do Ensino Superior e Técnico de 16 anos ou mais que não tenha tomado a vacina. Já a quarta etapa será voltada aos estudantes universitários, de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas, sem limites de idade, que não tenha tomado a vacina.
O imunobiológico é contra-indicado para quem tem hipersensibilidade a vacina, quem esteja com febre e gestantes e mulheres no período de amamentação. Será considerado com esquema completo, o indivíduo que tiver duas doses mais dois reforços (o segundo reforço é disponibilizado no serviço privado) da vacina Meningo C ou ACWY. Este será considerado vacinado e não receberá mais doses da vacina.
Caso o indivíduo maior de 16 anos tenha recebido a vacina Meningo C ou ACWY há menos de cinco anos, não necessita de outra dose. Considerar vacinado. Os adolescentes de 11 a 15 anos também deverão receber a vacina ACWY. Essa estratégia está válida até fevereiro de 2023, de acordo com o documento do ministério da Saúde.
Os documentos exigidos para vacinação são CPF, cartão do SUS, cartão de vacinas e documento comprobatório de vínculo profissional. É importante lembrar que a Meningite é uma doença grave com alto índice de mortalidade. Procure a sua unidade de saúde durante o horário de vacinação e vacine-se, toda prevenção é importante.