Museu Municipal e Praça da Estação recebem grande público na Exposição sobre a História do Teatro de Itaúna

0
383

A praça João Pessoa, outrora conhecida como Praça da Estação, no centro de Itaúna, voltou a fazer história com a revitalização promovida pela Prefeitura. Dentre várias melhorias incorporadas ao local estão a remodelação de jardins, reinstalação de bancos, elevação de ruas, de passeios e maior acessibilidade. As benfeitorias foram estendidas também à praça Dois de Janeiro, ao lado da Biblioteca Municipal Engenheiro Osmário Soares Nogueira, nas proximidades.

Houve um tempo em que a Praça da Estação, exatamente por causa da estação ferroviária, era um dos locais preferidos dos itaunenses. Uma considerável parte da história do município teve ali seus momentos de grande intensidade. A chegada dos trens de passageiros, ilustres e anônimos, é um capítulo à parte na memória da cidade misturada ao casario de alguns dos primeiros moradores de Itaúna.

Depois, noutros tempos, a Praça da Estação viveu bons momentos do carnaval, quando ali eram realizados festejos de trios elétricos e da concentração de blocos e escolas de samba nos anos de 1960 e 1970.

Agora, remodelada, a Praça da Estação abriga o Museu Municipal Francisco Manoel Franco – também revitalizado – e promete a revivescência de eventos artísticos e culturais, como espetáculos de música e teatro, além das exposições de artes plásticas e da história do município.

No último sábado (16) aconteceu a abertura da exposição contando a História dos 140 anos do Teatro de Itaúna, organizada por um grupo de artistas e historiadores locais sob a coordenação de Marco Antônio Machado Lara. Uma grande multidão de pessoas compareceu à Praça da Estação e ao Museu Chico Franco para participar do evento. O gerente superior de Cultura, Ilimane Lopes, o Joe, abriu as atividades falando de sua alegria em estar participando dessa entrega da praça às pessoas de Itaúna para a sua melhor destinação, que é a de promover arte, cultura e entretenimento para todas as idades. 

Nessa oportunidade aconteceu o lançamento do livro contando a história do teatro, escrito a partir de pesquisa do grupo comandado por Lara e patrocinado por empresas locais a partir da Lei de Incentivo à Cultura,  Fundo Estadual de Cultura e Lei Aldir Blanc.  Em entrevista ao Jornal S’PASSO o médico e gestor cultural Marco Antônio Lara disse que é indescritível a emoção de ver esse projeto acontecendo em sua plenitude com tantas participações e apoios. “Ao mesmo tempo eu via a força de nossos antepassados vencendo o risco do esquecimento e a alegria do público presente em reconhecer nossa história, nosso passado”, avaliou.

Lara contou que em termos pessoais pôde perceber, mais que antes, o carinho que as pessoas sentem por ele, a gratidão pelo esforço que sempre conduziu suas atividades. “Uma alegria imensa em poder contribuir com as pessoas que se aproximam de mim, seja em relação à saúde, ou em relação à vida cultural de nosso povo. Só tenho a agradecer por tudo isso e a todos que colaboraram comigo nesta luta para executar o projeto”, salientou.

Exposição no Museu aberta ao público

A mostra dos 140 anos da História do Teatro, dividida em três fases, de acordo com o período cronológico dos eventos, estará aberta ao público no horário de funcionamento do Museu (às terças e quartas,  das 8h às 18 horas; quintas e sextas, das 8h às 22 horas e aos sábados das 8h às 17 horas).    A exposição da primeira e segunda fases do teatro em Itaúna acontece até o dia 19 de dezembro de 2021. A mostra da terceira fase será aberta no dia 22 de janeiro de 2022 e prosseguirá até 2 de outubro desse ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × um =