Nascimentos, casamentos e óbitos registram queda em Juatuba e Mateus Leme

0
368

Faltam poucos dias para a metade do ano e pesquisa feita pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme comprova que, comparativamente ao mesmo período do ano passado, nasceram, casaram e morreram mais pessoas durante a pandemia que em 2022. Consulta ao Portal da Transparência do Registro Civil mostra dados interessantes sobre a população dos municípios. Ano passado, de janeiro a maio, Juatuba contabilizou 155 nascimentos e Mateus Leme, 206; em comparação com este ano, os nascimentos registrados em Juatuba diminuíram 17%, quando 128 crianças foram registradas na cidade. Já em Mateus Leme, os nascimentos diminuíram cerca de 24%, pois nestes primeiros cinco meses, 156 nascimentos foram registrados no município.

Os nomes mais populares em Mateus Leme no ano passado, por ordem de preferência foram: Gael, Théo, Miguel, Bernardo, Arthur e Benício. Em Juatuba, o nome João Miguel lidera a lista, seguido de Alice, Théo, Arthur, Laura e Davi Lucas.

Casamentos

Os dados apontam ainda que os juatubenses e mateus-lemenses se casaram mais em 2021 que este ano. Nestes cinco primeiros meses, Mateus Leme, que tem como padroeiro Santo Antônio, o santo casamenteiro, registrou apenas 68 casamentos, enquanto em Juatuba foram apenas 46 uniões registradas.

Mesmo que o número de casamentos esteja em queda pelo quarto ano consecutivo, Juatuba registrou, no mesmo período do ano passado, 79 uniões. Foram quase 42% de casamentos a menos neste ano. Com isso, a cidade reflete o cenário do país, em que o brasileiro está se casando menos, se divorciando mais e decidindo ter menos filhos, de acordo com as Estatísticas de Registro Civil, publicadas pelo IBGE. Mateus Leme apresenta um cenário parecido. Nos cinco primeiros meses de 2021 houve 84 registros de casamento, portanto houve uma redução de 19% de casamentos este ano.

Menos óbitos

A redução dos óbitos também sinaliza para um término eminente da pandemia, que interrompeu muitas vidas nos dois municípios. No ano de 2021 foram registrados 111 óbitos em Mateus Leme, já neste ano foram 85, uma redução de 23%. Os cartórios de Juatuba computaram 123 óbitos em 2021, neste ano registraram 69, até o momento, uma redução de quase 44%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + nove =