O plano de governo dos candidatos de Mateus Leme para a área de Cultura

0
328

Enquanto Juatuba ainda luta para resgatar a tradição cultural da cidade e consolidar uma agenda que promova artistas locais, gere economia e leve entretenimento aos moradores, Mateus Leme tem apresentado nos últimos anos melhores resultados.
Iniciativas como Festa do Leite e Marcha para Jesus atraem multidões todos os anos. A tradicional Festa de Junho, por exemplo, que neste ano trouxe grandes nomes da música brasileira, é apenas uma das várias atividades culturais que movimentam o município. O evento atraiu pessoas de toda a região, consolidando-se como uma das principais festividades da cidade.

Além disso, Mateus Leme é constantemente palco de mostras culturais e artísticas de iniciativas culturais do Estado. Neste ano, a Câmara também atraiu os holofotes para o setor ao aprovar, em março, sete projetos culturais em uma única sessão.

Mesmo com tantos avanços, inclusive com a recente criação do Conselho Municipal de Cultura, o município tem muito ainda a desenvolver na questão cultural. Com as eleições municipais se aproximando, o setor também ocupa um lugar de destaque nos planos de governo dos dois principais candidatos à prefeitura: o atual prefeito Dr. Renilton e a candidata Dra. Vanessa esposa do Aldair. Ambos têm propostas detalhadas para ampliar e fortalecer as iniciativas culturais já existentes, além de implementar novos projetos que visam promover o resgate e a preservação das tradições locais.

Dr. Renilton

 
O plano de governo de Dr. Renilton, que busca a reeleição, é baseado em três dimensões principais da cultura: como expressão simbólica, como um direito de cidadania e como um potencial para o desenvolvimento econômico. Ele propõe um conjunto de ações com o objetivo de tornar Mateus Leme um modelo de cidade culturalmente ativa e conectada.

Entre as principais propostas está o fortalecimento das parcerias entre os órgãos dos governos municipais, estadual e federal. O projeto também visa implantar o Sistema Nacional de Cultura em consonância com as regras e pleitear junto às outras esferas de governo, parceria para a execução de projetos de cultura (ICMS de Patrimônio Cultural, Lei Aldir Blanc, Sistema Nacional de Cultura).

Outro ponto central de plano é a criação de um Centro de Tradição Cultural e um programa municipal de valorização dos artistas da terra, incentivando a produção local de arte e cultura. Ele também pretende promover festivais de artes, artesanato e comidas típicas, buscando, assim, atrair turistas e movimentar a economia local.
A tecnologia também faz parte de suas propostas culturais. Dr. Renilton pretende transformar Mateus Leme em uma “cidade conectada”, com a instalação de Wi-Fi em praças e locais públicos. Além disso, ele propõe criar um calendário oficial de manifestações culturais, organizando as diversas festas e celebrações ao longo do ano, mantendo viva a tradição cultural da cidade.

Dra. Vanessa esposa do Aldair


A candidata Dra. Vanessa esposa do Aldair, por sua vez, propõe investir em festividades populares, como a Cavalhada, tanto a feminina quanto a masculina, e as Festas de Congo, que são eventos profundamente enraizados na história e identidade cultural do município.

Além disso, ela planeja ampliar a visibilidade de outras manifestações, como a música, a literatura e a gastronomia local. O plano de governo da candidata promete investir na Banda Municipal e fortalecer as manifestações culturais nos distritos da cidade, assegurando que todas as regiões de Mateus Leme possam participar e se beneficiar das iniciativas culturais.

Vanessa também propõe a criação de um canal de diálogo constante entre a paróquia de Santo Antônio, os festeiros e a prefeitura, com o objetivo de melhorar as grandes festas da cidade. Seu projeto ainda propõe estimular a realização de parcerias para captar recursos para o carnaval de Mateus Leme. Ela pretende estreitar o canal de comunicação entre a prefeitura e pastores evangélicos para otimizar a realização de iniciativas como Marcha para Jesus, Junho Gospel e outras.
Ela ainda quer ampliar o festival gastronômico “Comida de Boteco”, realizar encontros e apresentações de bandas em eventos festivos nas praças, apoiar e ampliar as manifestações culturais nos distritos e fomentar projetos culturais voltados para crianças e jovens.

Além disso, Dra. Vanessa propõe preservar a memória artística e cultural de Mateus Leme, além de incentivar pesquisas culturais com premiações para estimular a produção teórica. Nas escolas municipais, será implementada uma política de proteção do patrimônio cultural.