Obras na unidade de saúde do bairro Araçás serão concluídas este mês

Vereadores fazem visita técnica para conferir a infraestrutura do local

0
30

Os vereadores Mário Imbondos, Warlin do Zé Beijo e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Adelaide Siqueira, Amilton Pocotó e Pretinho do Hospital realizaram visita técnica à unidade de saúde do bairro Araçás após receberem denúncia sobre a estrutura do imóvel.

A unidade abriga duas equipes do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Araçás 1, que atende moradores dos bairros Novo Progresso, Tiradentes e, o Araçás 2, que presta atendimento aos bairros Vista Alegre, Nossa Senhora do Rosário e regiões adjacentes.

O relatório da visita foi feito na reunião desta semana. Segundo o texto, a estrutura da unidade de saúde conta com uma recepção, oito salas de atendimento, dois banheiros, cozinha, sala de armazenamento de insumos e área de serviço. Durante a visita, os vereadores constataram que os móveis estavam em boas condições de uso, inclusive na sala de medicação, onde os pacientes eram atendidos de forma humanizada, com cadeiras reclináveis e maca para transporte, caso necessário. O texto também destacou que a equipe da unidade é composta por dois médicos fixos, dois de apoio ao longo da semana, um dentista, um nutricionista, um psicólogo, um assistente social e um educador físico.

Problemas estruturais sendo resolvidos

Na inspeção dos vereadores foram identificadas duas ocorrências. De acordo com o documento, na parte lateral do corredor, em frente à sala de odontologia, uma parte do teto de gesso cedeu devido às fortes chuvas recentes. Além disso, a sala de odontologia estava interditada, pois o teto foi a parte mais atingida.

Segundo o relatório, uma enfermeira teria informado que um engenheiro da prefeitura já esteve no local e as providências necessárias estão sendo tomadas. Em razão disso, o atendimento odontológico permanecerá suspenso até nova orientação, devido ao risco de novas quedas de gesso.

Outro ponto de atenção foi a ausência de sistemas de ventilação adequados em algumas salas, tornando o ambiente extremamente quente. Segundo relato de uma técnica de enfermagem, um paciente chegou a ter queda de pressão devido ao calor excessivo. Com isso, os vereadores ressaltaram a necessidade urgente de instalação de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

Esclarecimentos da Prefeitura

Em resposta aos vereadores, o engenheiro responsável pela obra relatou que as intervenções no posto de saúde do bairro Araçás e do centro estavam paralisadas há anos, e foram retomadas na atual gestão por iniciativa do prefeito e do secretário de saúde. Ele explicou também que a empresa que venceu o processo de licitação interrompeu os serviços e recolheu as chaves do prédio, impedindo a vistoria por parte do município e do Estado. Um processo judicial foi aberto contra a empresa, e outra construtora foi contratada para concluir a obra. A previsão é que até o final deste mês a reforma no telhado esteja concluída e as salas liberadas para atendimento.

Quanto à queda das placas de gesso, o engenheiro explicou aos vereadores que a falta de limpeza preventiva nas calhas provocou acúmulo de água, resultando na infiltração que levou ao desabamento do gesso. Para evitar novos incidentes, a prefeitura designou dois servidores para realizar a manutenção regular da unidade.