Pacientes reclamam que não conseguem fazer nem exames simples em Juatuba

0
56

Essa semana, um morador de Juatuba desabafou em um grupo de WhatsApp, sobre a preocupante situação de quem precisa realizar exames na cidade. De acordo com o relato, ele foi ao posto de saúde de Francelinos marcar um hemograma, porém foi informado que não havia data para marcação, pois o município não tem laboratório. “Que gestão é essa? Este é um exame primordial. Como a saúde pode não oferecer um simples exame de sangue”, dizia o texto. 

Essa realidade de dificuldades na marcação de exames foi confirmada por uma cidadã que conversou com nossa reportagem, mas pediu para não ser identificada, pois detém cargo público e teme sofrer retaliações. “Eu conheço pessoas que passaram por esse problema e não conseguiram fazer exames”, contou. 

Em contato com nossa reportagem, o cidadão Guilherme Moraes, disse que protocolou ofício na Secretaria de Saúde solicitando informações sobre os constantes atrasos e dificuldades que a população tem enfrentado para realizar exames no município.

Segundo o documento, “o JuaLabo não está mais prestando serviço ao município e, até o momento, não tem nenhum outro laboratório disponível para atender a população, sendo que a última coleta foi realizada em 19 de janeiro de 2024”.

O ofício ainda descreve o transtorno e as consequências para a saúde da população. “É enorme o prejuízo nas demandas de saúde sem a possibilidade de coleta e realização de exames, pois é notório que os diagnósticos clínicos dependem desses resultados e, não havendo essa possibilidade, a população fica sem o devido atendimento”. O documento também foi enviado ao Ministério Público.

Sem pagamento

No final do ano passado, pacientes que fizeram exames para diagnóstico de Chikungunya, receberam ligações dos laboratórios conveniados à prefeitura, alegando que os mesmos “não receberiam o resultado do exame” porque a prefeitura estava inadimplente com os pagamentos. Segundo informações enviadas por um paciente para o Jornal de Juatuba e Mateus Leme “a administração não teria feito o repasse aos laboratórios e eles estavam sem insumos para realizar os exames”.

Nossa reportagem tentou falar na secretaria de Saúde, mas não conseguiu retorno sobre a demora e não marcação de exames em Juatuba.