Esta semana, a tribuna do legislativo foi ocupada pelo pai de um atleta que, cansado das promessas de diversos políticos, não consegue apoio para o filho. Vanderlei Passos da Silva, é pai do atleta Lucas Kenner Almeida da Silva, conhecido como “Xaropinho”, profissional de MMA, categoria peso mosca, até 57kg e detém faixa roxa de jiu jitsu e verde de Kickboxing. Lucas é medalhista das duas categorias e inclusive já recebeu o cinturão em uma disputa nacional e estadual.
De acordo com Vanderlei, o filho tem reconhecimento de toda cidade, no entanto, não recebe a mesma importância ou reconhecimento da Secretaria de Esportes, e a falta de apoio, está dificultando a participação do atleta em campeonatos. O jovem se desdobra para trabalhar em uma fábrica, na barbearia do pai e ainda atuar profissionalmente como atleta.
“Tive uma reunião no ano passado com o prefeito, inclusive com a participação do meu filho e solicitei apoio para que meu filho possa competir e até conceder oficinas esportivas gratuitas no município. O prefeito disse que iria ajudar, mas ofereceram a ele um salário menor do que o da empresa que ele trabalhava. O que eu pedi a ele foi o benefício do bolsa atleta ao qual ele tem direito”, disse Vanderlei.
Vanderlei ressalva que o pedido é extensivo a todos os atletas do município, não apenas seu filho, já que o esporte retira os jovens das ruas. ”Queria muito que meu filho tivesse o reconhecimento que ele merece, porque ele toma porrada na cara para levar o nome da cidade. E não é só ele, são todos os atletas. Eu fico me perguntando, porque até hoje esse projeto do Bolsa atleta não foi colocado em prática”.
O pai de Xaropinho afirmou que vários prefeitos que passaram pela administração da cidade fizeram a mesma promessa, mas nenhuma se concretizou. “Na época do Marlon por exemplo, meu filho foi até a prefeitura e solicitou uma passagem para competir em São Paulo e eles falaram que não tinham condições. Nós pagamos, lutamos e ele ganhou um cinturão. Por ironia do destino, quando fomos comemorar, meu filho foi carregado no ombro pelo ex-vereador Cristiano Fisioterapeuta, que hoje é secretário de esportes. Ele sabe tudo do meu filho, mas até hoje não vi nada de concreto”, critica.
Após a fala do pai do atleta, o vereador Guilherme do Depósito fez um pedido de informação questionando porque o prefeito não encaminhou ainda o projeto do Bolsa Atleta ao legislativo.
“Já que não tem nenhum projeto de incentivo ao esporte na Câmara, faço um pedido de informação verbal sobre o paradeiro dessa proposição do Bolsa Atleta”, disse vereador. O pedido de informação foi aprovado por todos os vereadores e o executivo tem o prazo de 15 dias para responder.