Nos últimos quatro anos, Mateus Leme comemorou conquistas importantes, como a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Farmácia de Todos, além da compra de novas ambulâncias, incluindo veículos 4×4 para atender áreas rurais. Houve também a redução da fila de espera para exames médicos e ainda reforma de todas as 14 unidades de saúde existentes no município e a construção de mais três.
Mesmo com esses avanços, os candidatos à prefeitura sabem que ainda há muito a ser feito. A continuidade e a modernização do sistema de saúde, assim como capacitação e parcerias para ampliar os serviços são apontadas como prioridades para os próximos anos.
Planos detalhados estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, nesta edição, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme relaciona os principais pontos para a área de saúde do plano de governo de cada candidato.
Integração regional
O atual prefeito, Dr. Renilton destaca a necessidade de ações preventivas na área de saúde, sendo assim, não faltam propostas de práticas integrativas que irão fazer parte do programa “Movimento Mateus Leme para Incentivo à Atividade Física”. A iniciativa contempla também adequação e ampliação de pistas de corridas e caminhadas e criação e apoio a atividades coletivas de exercícios, como Liang Gong, Yoga e artes marciais.
Outra proposta é a integração regional para ações de média e alta complexidade, em parceria com outros municípios, garantindo tratamentos padronizados pelo SUS, como ortopedia, oncologia, terapia renal, transplantes, e exames de alta complexidade.
Ele também propõe a implementação do prontuário eletrônico, o que permitirá maior agilidade e segurança no atendimento. A busca por novas habilitações na área de saúde junto aos governos federal e estadual, bem como a ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital Santa Terezinha, também estão entre suas prioridades.
O prefeito ainda quer expandir o programa “Saúde em Casa”, garantindo atendimento domiciliar a pacientes frágeis e acamados, além de melhorar a gestão de contratos para consultas especializadas e tratamentos, reduzindo ainda mais a fila de espera. A saúde mental também será uma prioridade, com a criação de um centro de atendimento para pessoas com dependência de álcool e outras drogas.
Além das questões de saúde, Renilton também propõe a criação de um Centro de Zoonoses para controle de animais e campanhas de castração e adoção de animais abandonados, promovendo o bem-estar animal.
Mais recursos humanos
Já a candidata, Dra. Vanessa, defende a reestruturação das unidades de saúde com mais recursos humanos e materiais, além da modernização dos equipamentos e insumos disponíveis. Ela também aposta na promoção da saúde preventiva e primária, propondo a ampliação do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), além de campanhas voltadas para a saúde da mulher, gestantes, crianças e adolescentes, e também para a saúde do homem.
Dra. Vanessa também pretende criar um programa de entrega domiciliar de medicamentos, especialmente para diabéticos e hipertensos cadastrados na rede municipal, garantindo que esses pacientes tenham acesso facilitado aos remédios que revivem. Outra proposta é a criação de uma Unidade Odontológica Móvel, que levaria serviços de saúde bucal para áreas rurais.
A informatização e integração de toda a rede de saúde também faz parte do seu plano de governo. Ela pretende, ainda, melhorar o atendimento de urgência e emergência na UPA, garantindo a presença de um pediatra 24 horas por dia, além de fortalecer o consórcio intermunicipal para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ela também pretende viabilizar o retorno do funcionamento da pediatria no Hospital Santa Terezinha e criar uma rede de apoio para acompanhamento às pessoas com doenças crônicas, contínuas ou graves como oncologia, fibromialgia, artrite, artrose, dentre outras, além de oferecer suporte e auxílio aos pacientes e familiares.